Sempre abrir. Para compreender o mundo que está ao seu redor, o ser humano é equipado com um sistema visual que lhe permite captar e perceber os objetos através da luminosidade, em um complexo processo cognitivo.
Responsável pela detecção da luz e pela conversão em sinais elétricos, o olho humano (globo ocular) é um receptor ativado pela luz, tem o diâmetro de aproximadamente de 2,5 cm e fica acondicionado dentro da cavidade orbital, uma caixa óssea protetora coberta por três camadas: túnica fibrosa, túnica vascular e retina.
O globo ocular é a estrutura onde se manifesta o sentido da visão para todos os seres vivos que a possuem. Leva este nome por ter a forma esférica, e tem a função de permitir a projeção da luz sobre a parte fotossensível do olho, ou seja, a retina.
Vejamos, então, especificamente, os elementos que formam o globo ocular.
– Olhos não avermelhados O restante deve ser branco. Nada avermelhado, nem amarelado e sem manchas. Caso esse seja a aparência dos seus olhos, parabéns! Significa que seus olhos estão muito saudáveis e que você cuida adequadamente de sua exposição ao Sol.
O olho tem um tamanho de 25mm., no sentido ântero posterior, e seu poder dióptrico médio é de +58,00 dioptrias. A córnea tem uma curvatura média de 44,00 dioptrias. Quando o encontro focal de objetos visualizados em diversas distâncias, ocorre na fóvea (retina) o olho é emétrope (com visão normal).
Algumas pessoas podem desenvolver um anel cinza em volta da córnea, no local onde a cor do olho se junta com o branco. Isso normalmente acontece devido a triglicerídeos ou colesterol alto, podendo indicar um aumento do risco de problemas cardiovasculares como infarto ou AVC.
Os cílios, também conhecidos como pestanas, são pelos localizados na borda da pálpebra superior e inferior, Figura 1. Eles fazem parte do sistema de defesa ocular e protegem os olhos servindo como uma importante barreira capaz de impedir pequenas partículas, como poeira e microrganismos, atinjam nossos olhos.
Bolinhas ao redor dos olhos podem significar milium, siringoma ou xantelasma. Siringoma: são bolinhas sem conteúdo ou secreção, geralmente da mesma cor da pele. É um tipo de tumor benigno, inofensivo e causado pelo aglomerado de ductos das glândulas sudoríparas - aquelas que produzem o suor.
Em geral, apresenta-se como um nódulo bem definido, indolor, visível ou palpável na pálpebra com crescimento gradual. Entretanto, em alguns casos, pode causar edema, eritema e dor palpebral. Ocasionalmente, um calázio maior na pálpebra superior pode pressionar a córnea, induzir astigmatismo e causar visão borrada.
A aparição de uma bolha na parte branca do olho indica o quadro de quemose, que se trata do acúmulo de líquido na parte interna da pálpebra e da superfície do globo ocular — região chamada de conjuntiva. A condição, embora possa assustar muitos pacientes, normalmente não se apresenta com alguma gravidade.
As causas mais comuns que levam ao aparecimento da quemose são alergias, infecções virais, obstrução da veia cava superior, distúrbios da tireoide , trombose do seio cavernoso , papiledema, fístula carotídeo-cavernosa, trichinelose , lúpus eritematoso sistêmico , angioedema , glaucoma agudo , celulite orbital, ...
A quemose é a complicação mais comum na blefaroplastia, e mais comum ainda na cirurgia da pálpebra inferior, tem uma incidência de 6% aproximadamente, e costuma durar entre 2 e 4 semanas, mas isso é uma média. Em alguns casos pode durar mais. Geralmente tratada com colírios.
Caso a quemose ocorra após a realização de uma blefaroplastia, o médico pode aplicar no olho colírios com fenilefrina e dexametasona, que ajudam a reduzir o inchaço e a irritação.
SYSTANE ® UL Lubrificante Oftálmico é usado para alívio do desconforto ocular, ressecamento, irritação, ardor, sensação de areia e corpo estranho, provocados por fatores ambientais como poeira, fumaça, raios ultravioleta, calor seco (sauna), ar condicionado, vento, cosméticos, exposição prolongada a computadores e/ou ...
Um pequeno arranhão na córnea, que é a membrana transparente que protege os olhos, pode causar intensa dor ocular, vermelhidão e lacrimejamento, sendo necessário recorrer ao uso de compressas geladas e medicamentos. No entanto, normalmente esta lesão não é grave e cessa em 2 ou 3 dias.
Clarvisol® é indicado para o tratamento e prevenção do progresso da catarata. Também é indicado no pós-operatório das cirurgias extracapsulares da catarata, isto é, naquelas em que ficaram resíduos do cristalino após o ato cirúrgico e na terapêutica das cataratas traumáticas.
Clarvisol. De acordo com as orientações da bula, o colírio Clarvisol é indicado para evitar a progressão da catarata. Também pode ser prescrito no pós-operatório de cirurgias extracapsulares — condição em que ainda ficam resíduos do cristalino após o procedimento cirúrgico.
Não existem medicamentos que possam impedir a evolução da doença nem curá-la completamente, mas felizmente, existe um tratamento para cães com catarata. Ele consiste em uma cirurgia, além de tratar outras doenças e problemas que possam ter acarretado na catarata em cachorro.