O significado de cidadão na sociedade contemporanea cidadão é aquele que pode votar e ser votado,diferentemente de população que se encaixa todas as pessoas,como estrangeiros permanentes e crianças.
Direitos exercidos por um cidadão Exercer a cidadania é garantir que todos esses direitos sejam colocados em prática através do povo de uma determinada região. ... Diante disso, ser cidadão é gozar dos direitos e deveres que emanam de uma nação. Todo o cidadão tem o direito de participar ativamente das decisões de um país.
Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade.
A educação contribui para formação da cidadania ativa, pois os seres humanos quando recebem educação estão aptos a exercer a cidadania ativa. Por meio da educação a pessoa pode conhecer todos os seus direitos e ainda por meio da educação pode exercer os seus deveres enquanto cidadão.
Cidadania na escola: como incentivar e colocar em prática!
Algumas atitudes são imprescindíveis:
O Programa Ética e Cidadania - Construindo Valores na Escola e na Sociedade é o reflexo desses compromissos e o campo no qual se espera consolidar práticas pedagógicas que conduzam à consagração da liberdade, da convivência social, da solidariedade humana e da promoção e inclusão social.
Atividades lúdicas. Brincadeiras, jogos e dinâmicas em grupo são boas formas de trabalhar valores na escola. As práticas lúdicas têm excelente efeito pedagógico. Mais receptivas à atividade, as crianças se engajam e internalizam melhor os valores.