Palavras proparoxítonas são palavras que têm a sua antepenúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, como a sílaba que é pronunciada com maior força: música (MÚ-si-ca); matemática (ma-te-MÁ-ti-ca); gráfico (GRÁ-fi-co). ... Não existem palavras proparoxítonas não acentuadas.
Resposta. Resposta: Item a), pois parabéns é uma palavra oxítona.
A forma correta de escrita da palavra é pudico. A palavra púdico, embora seja muito utilizada, está errada. O adjetivo pudico (ou pudica, dependendo do gênero) é uma palavra paroxítona, com di como silaba tônica. Pudico se refere a uma pessoa que tem pudor, que é casta e recatada, ficando envergonhada com facilidade.
A palavra ínterim é proparoxítona. Assim, deverá ser acentuada e pronunciada corretamente com a tonicidade na sílaba ín. Na língua portuguesa, uma das regras de acentuação é que todas as palavras proparoxítonas deverão ser acentuadas.
bri
É absurdo afirmarmos que o “certo” é rubrica (=a sílaba tônica é “bri”), porque não tem acento na escrita. O fato é o inverso: devemos escrever sem acento, porque rubrica é um vocábulo paroxítono (pronúncia normal para uma palavra terminada em “a”).
Mas como criar uma rubrica? Geralmente utiliza-se aqui o primeiro nome ou as iniciais do nome e sobrenome. Usar as letras iniciais estilizadas é o mais comum. Assim, você pode experimentar vários formatos e escolher o que mais lhe agrada.
Para criar este artigo, 252 pessoas, algumas anônimas, editaram e melhoraram o texto desde sua criação....Tente colocar as seguintes ideias em prática: