O que se pode deduzir a respeito do perfil da personagem que corrige a outra em relação ao uso da língua? ... Algumas das colocações pronominais empregadas pela personagem que foi corrigida são inexistentes, como matar-lhe-ei-te, sabes-lo.
( ) incorreta, pois a palavra negativa (não) pede ênclise (pronome depois do verbo). Leia a tirinha a seguir e responda às questões de 5 a 9: 5) Por que a moça desistiu de beijar o rapaz? ... ( ) Sim, porque o pronome pode estar no início da frase e todos falam assim.
Abrace - quem abraça, abraça alguém ou a quem, o uso do "a" faz com que o verbo precisa de um objeto indireto (me), pois precisa-se de uma preposição. Nesse caso segue a regra do pronome oblíquo depois do verbo.
Resposta. Resposta: A) Porque ele usou o pronome de forma incorreta. ... Não, porque não se inicia frase com pronome oblíquo.
próclise
O pronome é uma classe gramatical variável, ou seja, flexiona-se em gênero e número. ... Quando substituem o substantivo, denominam-se pronome substantivo; quando o acompanham, pronome adjetivo. Os pronomes classificam-se em: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, indefinidos e relativos.