EQST

O Que Retificaço Subjetiva?

O que é retificação subjetiva?

A retificação subjetiva corresponde ao primeiro reviramento dialético operado por Freud. Ela consiste em perguntar: “Qual é a sua participação nisso de que você se queixa?”. A partir das intervenções de Freud, podemos inferir duas vertentes da retificação subjetiva segundo o tipo clínico.

O que é transferência para a psicanálise?

Na psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos ...

Quando o analista deverá adotar uma postura mais ativa?

Em se tratando da análise das resistências, no V Congresso Psicanalítico Internacional realizado em Budapeste, Freud recomenda uma mudança de atitude do analista: nos casos em que a análise da transferência não se apresenta como recurso suficiente para vencer as resistências e desentravar o processo, cabe ao analista ...

Como se constrói um diagnóstico em psicanálise?

Figueiredo e Machado (2000) orientam que para situar o diagnóstico em psicanálise, o profissional é levado a interrogar o estatuto do inconsciente em relação à realidade. A psicanálise indica que toda relação do sujeito com o mundo é mediada pela realidade psíquica.

O que é o processo psicodiagnóstico?

É um processo cientifico que é limitado no tempo, utilizando testes e técnicas psicológicas em nível individual ou não para entender aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso e comunicar os resultados, na base dos quais são propostas as soluções.

Para que serve o psicodiagnóstico?

O que é psicodiagnóstico? Psicodiagnóstico é o processo de avaliação onde o principal objetivo é identificar e compreender a queixa e os possíveis distúrbios que o cliente apresenta para que o terapeuta consiga formular hipóteses diagnósticas mais precisas relacionadas às questões levantadas.

Qual é o papel dos testes psicológicos no processo psicodiagnóstico?

É um processo bi-pessoal5(psicólogo-examinando ou paciente e/ou grupo familiar), cujo objetivo é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa. Abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) do paciente.

Qual a validade da avaliação psicológica?

A validade de critério busca medir o quanto o instrumento é capaz de predizer um desempenho ou comportamento específico de uma pessoa. Já a validade de conteúdo busca avaliar se o instrumento consegue medir uma amostra representativa de um domínio específico e finito de comportamentos.