Nos exemplos apresentados, o prefixo a- não tem origem grega e, por conseguinte, não significa negação, nem neutralização de uma propriedade (como acontece com amoral ou assexuado). Como se diz em resposta anterior, a- é também a forma de um prefixo de origem latina (ad-).
1) É prefixo grego, que tem o sentido de ação contrária, como, por exemplo, em antiaéreo. 2) Quanto a seu uso na formação das palavras, exige hífen antes de h, r, s: anti-higiênico, anti-rábico, anti-semita.
Como é possível observar, as palavras sofrem uma modificação em seu significado quando possuem o acréscimo dos elementos mórficos CON-, DES- e IN-. Esse elemento mórfico que antecede o radical das palavras, conferindo-lhes um novo significado e originando novas palavras, é conhecido como prefixo.
No caso do "UN", ele tem a função de dar um sentido negativo ou de reverter uma ação. No português, não há um exemplo do prefixo "UN"com o mesmo sentido. No entanto, temos um similar que é o prefixo "IN", por exemplo: Infeliz, Insatisfeito, Incapaz, entre outros.
Conforme comentamos, geralmente, o sufixo –ness tem a função de transformar adjetivos em substantivos abstratos: happiness (felicidade), thankfulness (agradecimento), awareness (ciência), faithfulness (lealdade), closeness (proximidade) e weakness (fraqueza).