Vamos recordar: gênero tem a ver com masculino e feminino (menino – menina). Já o número mostra se é singular ou plural (meninos – meninas). A gradação (o grau) já é demonstração de aumentativo e diminutivo em várias modalidades (meninão – menininha; bonitíssimo, muito bonito, o mais bonito).
O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo). Não pare agora... São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança. ...
Em número, os substantivos flexionam-se em singular (criança, cão e cebola) e plural (crianças, cães e cebolas). Grande parte dos substantivos formam plural através do acréscimo do -s. É assim que acontece com as palavras terminadas em vogal ou ditongo, com as palavas paroxítonas e algumas oxítonas: Abacaxi - abacaxis.
Os substantivos são classificados assim: Comuns: nomeiam grupos de seres da mesma espécie. Ex: jornal, país, cidade, animal, boca, beijo. Abstratos: nomeiam estados, qualidades, sentimentos ou ações cuja existência depende de outros seres.
Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo.
O que é um adjetivo Os adjetivos compreendem a classe gramatical cuja função é acompanhar e modificar os substantivos, atribuindo-lhes características ou particularidades. Vamos acompanhar um exemplo. Rapaz desonesto. Perceba que nessa construção a palavra desonesto atribui uma característica ao rapaz.