De forma geral, a programação é um processo de escrita, testes e manutenção de programas de computadores. Esses programas, por sua vez, são compostos por conjuntos de instruções determinados pelo programador que descrevem tarefas a serem realizadas pela máquina e atendem diversas finalidades.
O aprendizado de programação estimula a criatividade, a autonomia e desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas. E é por isso que especialistas das mais variadas áreas defendem o ensino da Lógica de Programação nas escolas.
Aprender a programar desenvolve a criatividade Ao desenvolver jogos, por exemplo, a criatividade é fomentada a partir do trabalho de planejamento, análise, criação e execução do projeto, uma vez que todas as etapas do processo são valorizadas.
Aprender a programar é ter nas mãos o "poder" de melhorar ou facilitar a vida das pessoas, por meio da criação de softwares e aplicativos que possam resolver problemas reais da sociedade e tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
Proporciona novas formas de aprendizado O uso da tecnologia, especialmente da programação, cria novas formas de se aprender ainda mais efetivas do que por um meio tradicional, pois permite que o aluno aprenda algo enquanto cria alguma coisa nova e isso acelera o aprendizado, cria novos caminhos para a educação.
O que aprender primeiro em programação?
Vou dar uma grande resumida para você: Uma linguagem de programação seria como uma forma de programar. ... Um exemplo de tais palavras são as grandes e poderosas linguagem: Python, Java, JavaScript, Ruby, C, C++, C# e muitas outras.