O pretérito perfecto compuesto do indicativo é um tempo verbal utilizado para indicar ações passadas que já ocorreram, no entanto, que perduram até o presente.
O pretérito indefinido ou pretérito perfecto simple é um tempo verbal do modo indicativo que expressa ações realizadas e concluídas no passado. Seu equivalente em língua portuguesa seria o pretérito perfeito.
O "pretérito perfecto simple" é muito simples de conjugá-lo, basta você decorar as três diferentes terminações dos verbos (ar, er, ir). Agora os verbos terminados em er e ir. Você deve ter notado que as terminações dos verbos com er e ir não mudam absolutamente nada, são exatamente iguais.
Pretérito pluscuamperfecto: é utilizado para expressar ações passadas anteriores a umaação que já está no passado. É formada pelo verbo haber conjugado no presente do indicativo mais o verbo principal no particípio.
Para conjugar os verbos regulares no pretérito indefinido, devemos modificar apenas as terminações –ar, -er e –ir.
Em espanhol, o Pretérito Perfeito é formado com o presente do verbo haber e o particípio passado do verbo principal. ... O verbo haber pode ser traduzido por haver. Porém, nesse caso de verbo auxiliar, é possível fazer uma tradução apenas do verbo que está no particípio para um passado simples no português.
O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.
Os tempos simples são tempos verbais - presente, passado e futuro - que são expressos por uma só palavra. Eles exprimem ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza mediante a utilização de apenas uma palavra, ao contrário dos tempos compostos, que são expressos por uma combinação de verbos.
a) Verbos simples: são verbos que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos. ... Todos os verbos ancorados no corpo são verbos simples. Há também alguns que são feitos no espaço neutro. Exemplos dessa categoria são CONHECER, AMAR, APRENDER, SABER, INVENTAR, GOSTAR.
Tempos Verbais
Tempos verbais
A formação básica do Simple Past é feita com o uso do auxiliar did nas formas negativa e interrogativa, e com o acréscimo de –ed, –ied ou –d ao final do verbo principal no infinitivo, sem o to, na forma afirmativa. Observe as tabelas abaixo e confira exemplos de conjugação do Simple Past.