A apresentação fetal descreve a maneira pela qual o bebê está posicionado para sair do canal de parto para o parto. A posição mais desejável para o bebê dentro do útero é com a cabeça para baixo. ... Como diz que é situação longitudinal, significa que o feto esta de forma vertical com o dorso voltado para a esquerda.
Por convenção, a orientação fetal na cavidade uterina é descrita em relação à situação, apresentação, atitude e posição fetais. Estes pontos podem ser estabelecidos clinicamente por palpação abdominal, exame vaginal e ausculta do feto. A cabeça fetal é representada pelo polo cefálico, que se divide em crânio e face.
APRESENTAÇÃO: é a região fetal que se encontra mais próxima da bacia materna (parte do corpo que irá nascer primeiro). Por exemplo, chamamos de APRESENTAÇÃO CEFÁLICA quando o feto está com a cabeça para baixo e APRESENTAÇÃO PÉLVICA quando o feto está com a cabeça para cima e portanto irá nascer de nádegas.
O estresse na gravidez pode trazer consequências para o bebê, isso porque pode haver alterações hormonais, na pressão arterial e sistema imunológico da mulher, o que pode interferir no desenvolvimento do bebê e aumentar o risco de infecções, além de favorecer o parto prematuro e nascimento do bebê com baixo peso.
Toda gestante corre o risco de sofrer com o nervosismo na gravidez. Esse sintoma é explicado pelas grandes mudanças hormonais que ocorrem no corpo feminino durante o período. Ele pode ser acompanhado por irritabilidade e baixa autoestima, especialmente quando se trata de uma gravidez de primeira viagem.
Quando você está triste ou nervosa, libera hormônios que aumentam seu ritmo cardíaco. Isso é transmitido para o bebê e pode também alterar a pressão arterial do seu filho. Então, ele sente os efeitos físicos do choro.
Nessa fase, o bebê recebe sinais químicos através da placenta. Dentre esses sinais, está o estado mental da mamãe. Os hormônios que as mães produzem quando experimentam emoções passam pela placenta. Assim, se a mamãe está muito triste ou deprimida, o bebê consegue sentir.
Então chegamos a 5 meses de gestação, praticamente metade da gravidez. Nessa fase, o feto já esta mais ativo e com seus movimentos mais perceptíveis. Alguns relacionam a sensação do bebê mexer a borboletas na barriga ou confundem com gases, mas cada dia mais você terá a certeza de que são chutes e pontapés.