O que é planilha PFUI? O nome pode parecer estranho, mas a planilha de Proposta de Financiamento de Unidade Isolada (PFUI) é uma ferramenta bastante simples e direta. Ela serve para um objetivo bem comum: É uma forma de prestar contas à Caixa Econômica Federal, ou seja, dizer como o dinheiro será gasto na obra.
A Caixa tem a linha de crédito ideal para você adquirir o terreno e construir casa dos seus sonhos. E você pode também financiar só a construção. Faça uma simulação e procure o Correspondente Caixa ou Agência da Caixa mais próxima de você.
Hoje em dia, empresas variadas oferecem financiamento de material de construção....Onde e como financiar material de construção
Desde março passado, a linha deixou de exigir a garantia de fiança e aval e ampliou de 96 para 120 meses o prazo de amortização. O valor máximo de financiamento é de R$ 25 mil e a taxa de juros varia entre 5% e 8,16% ao ano, de acordo com a renda do tomador do empréstimo.
O Construcard pode ser feito por pessoas físicas, correntistas da Caixa Econômica Federal e maiores de 18 anos ou emancipadas. Além disso, é necessário que a pessoa seja aprovada nas avaliações de crédito.
Primeira Etapa
Pelo menos esta foi a informação que tivemos, afinal o Construcard é uma espécie de cartão de crédito e não chega a ser uma modalidade de financiamento habitacional. Como você poderá ler abaixo, o fundo de garantia pode ser usado sim no financiamento habitacional, mas não para compra de materiais de construção apenas.
Mas só é possível resgatar o fundo, no caso de construção, se houver um cronograma das obras. Se o saque for somente para a compra de materiais, o que é permitido, desde o ano passado, é que o financiamento, concedido pelos bancos no âmbito do SFH, use os recurso da conta vinculada do FGTS como garantia.
Posso utilizar o FGTS para construir ou terminar uma construção e/ou reforma? Não é permitido usar o FGTS para conclusão, reforma, ampliação ou melhoria. Os recursos da conta vinculada do FGTS podem ser utilizados apenas para construção em terreno próprio ou aquisição de terreno em construção.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) agora pode ser usado como linha de crédito para a ampliação, reforma de imóveis ou também para compra de materiais específicos como de aquecimento solar, hidrômetros e equipamentos que melhorem a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais.
Algumas pessoas acham que o FGTS pode ser usado somente em casos de demissão sem justa causa, mas não é bem assim!...Imóvel pronto Imóvel em construção Imóvel em conjunto Terreno Financiamento Consórcio
Documentação
Não. O fundo de garantia só pode ser sacado para a compra de imóvel em que o comprador vai morar. O governo não permite o uso desse dinheiro para aquisição de bem para terceiros, nem mesmo filhos. Quem não cumprir essa regra e for descoberto, poderá ser processado por estelionato e terá que devolver o dinheiro do FGTS.
Site Caixa
O trabalhador solicita o saque ao agente financeiro por meio de um documento. O agente, então, comunica à Caixa Econômica Federal. Quando o fundo de garantia é liberado, é depositado na conta do vendedor. Ou seja: quando saca o fundo de garantia para comprar um imóvel, o comprador não lida diretamente com o dinheiro.
Se o trabalhador tem um valor alto de FGTS para receber, o ideal é sacar esse dinheiro e usá-lo na compra do imóvel à vista. Mas se isso não for possível, não há problema. Qualquer quantia do FGTS já auxilia no pagamento de valor de entrada, por exemplo.
Usar FGTS para comprar imóvel à vista, o valor do FGTS na compra de imóvel não pode ultrapassar o menor dos seguintes valores:
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço também pode ser utilizado para até 80% do valor das prestações do seu financiamento imobiliário em até 12 meses consecutivos. Desde que, assim como na segunda modalidade, o contrato tenha sido assinado dentro do Sistema Financeiro Habitação (SFH).
A utilização do FGTS para a compra desse novo imóvel só poderá ser realizada caso seu imóvel atual não esteja localizado na mesma cidade onde você trabalha (ocupação principal), na mesma cidade onde você more ou nas cidades que fazem divisa (região metropolitana) com a cidade onde você mora ou trabalha.