Já a cor roxa nos lábios pode ser sintoma de uma cardiopatia congênita (anormalidade na estrutura do coração). Isso vale inclusive para crianças ainda recém-nascidas. Sabe aquela dificuldade de respirar que aparece no meio de uma caminhada ou de uma corrida?
A cianose periférica é aquela em que apenas a pele apresenta uma coloração azulada, permanecendo rosadas a língua e a mucosa oral. A causa mais frequente de cianose periférica é a exposição ao frio, que provoca uma constrição da circulação nos tecidos periféricos do nosso corpo (mãos e pés).
Manchas escuras ao redor dos cantos da boca ou em outras áreas da face são conhecidas como hiperpigmentação. As drogas hidroquinona e tretinoína, ambas em cremes prescritos, são as mais eficazes na atenuação destas manchas.
O suco de limão é um dos agentes clareadores mais eficientes. Aplique o suco de limão em volta da boca e lábios, sobre a pele escura e esfregue suavemente. Deixe passar a noite inteira e lave pela manhã. Em breve, você obterá excelentes resultados ao se livrar das manchas ao redor da boca.
Para que a aparência final fique mais bonita e com aspecto profissional, é indicado usar um lápis para contornar os lábios antes do preenchimento do batom. "Ele vai fazer a moldura da boca. Mas o lápis precisa ser do tom exato do batom porque essa marcação não deve aparecer nunca", enfatiza a maquiadora.
No entanto, existem outras formas simples de eliminar este tipo de mancha roxa, que podem ser:
Remédios para curar as feridas no canto da boca (boqueira)
O periodontista ou cirurgião dentista retira o excesso de gengiva com um laser ou bisturi e, se preciso, faz a correção de outras imperfeições, como gengiva torta, deslocando a gengiva para baixo, para cima ou para os lados, de acordo com o objetivo da cirurgia.