Ética Socrática é aquela caracterizada por bom caráter e valores morais. A posição ética de Sócrates argumenta que o homem não é mau, mas é ignorante. Esse ponto de vista é chamado de "intelectualismo moral" e afirma que a virtude pode ser conhecida e, acima de tudo, pode ser ensinada, no princípio do "eu".
O que se considera como sendo uma possível concepção socrática (mas isso é muito discutível nos diálogos de Platão) é a de que, para Sócrates, a virtude é um saber teórico, um conhecimento que se adquire. E, uma vez adquirido, o agente que possui esse conhecimento agirá de modo virtuoso.
A partir desse raciocínio que é simples – mas não simplório – Sócrates desenvolveu ainda três ideias que complementam a sua concepção ética: a ideia de autonomia, a tese de que virtude é conhecimento e a tese de que ninguém é mau por livre escolha. ... A verdadeira virtude está em obedecer a própria essência.
Protágoras de Abdera
Segundo Sócrates, a verdadeira sabedoria consiste em saber que nada se sabe. ... Sócrates vê a Filosofia como algo sem sentido ou utilidade, já que nada podemos conhecer.
A Sabedoria Humana é o quanto o homem pode saber sobre o próprio homem. Sócrates busca responder a questão de qual é o ser, a natureza última, a essência do homem. A essa pergunta Sócrates responde que o homem é a sua alma, e a alma do homem é a sua razão. ... Conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma.
Termo de origem grega, sophia é um termo fundamental na linguagem filosófica. Designa uma forma superior de conhecimento caracterizado por supremo ser vital, influindo na vida de quem a possui, ser supremo, o conhecimento do absoluto, de Deus - ser ordenador, colocando ordem em todo o saber e atividade.