As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem.
Regência do verbo IMPLICAR 1) Empregado na acepção de “trazer consequências”, “ocasionar”, “causar”, “acarretar”, implicar é verbo transitivo direto, ou seja, vem diretamente acompanhado do seu complemento, dispensando o uso de preposição. ... Nesse caso, seu complemento deve ser introduzido pela preposição em.
As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.
- podem fazer = locução verbal; - duas concordâncias = sujeito; - se = pronome apassivador.
(Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.) Devem-se mencionar três episódios.
A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
Como o sujeito está no plural, o verbo também tem de estar. Por isso o auxiliar fica no plural: “devem”. A frase equivale à seguinte: “Os filhos não devem ser premiados pelas notas”.
Acto que tem de se executar em virtude de ordem, preceito ou conveniência.
No sentido de em razão de, por causa de, DEVIDO sempre será acompanhado da preposição a. Essa relação entre um verbo e um termo que o complementa, estabelecida através de uma preposição, é chamada de regência verbal. Se após essa expressão surgir um substantivo feminino, ocorrerá a crase.
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.
A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
Nada de acento indicador de crase: a forma correta é “páginas 1 a 20”. O “a” em questão é apenas preposição. Novamente, o artifício da troca por um substantivo masculino resolve o impasse: “Capítulos 1 a 20".
Quando não usar crase?
Não há nenhuma exceção, sempre que escrevemos datas, não há crase. Portanto, a regra é a mesma das preposições que acompanham as horas sem crase: As inscrições para a Quadrilha da festa junina ocorrem até dia
Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998. No fecho de documentos, coloque ponto-final após a data: Florianópolis, 27 de março de 2008. O ano de publicação de atos normativos deve ser escrito com quatro algarismos, após a barra: Lei de Licitações/1993; Lei n. 8.
Havendo a ocorrência de crase, deve se usar o acento grave. O horário de atendimento é das 9 [horas] às 18 [horas]. Retornarei às 15 [horas]. Neste caso, para uma hora definida (não incluindo aqui durou três horas, por exemplo), usa-se o artigo definido e portanto há crase quando a preposição é a.
Atenção 3: Crase entre dias da semana ou entre meses (não): De segunda a sexta-feira; De março a dezembro.
Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”.
O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: – O primeiro dia do mês deve ser escrito assim: 1º (e não 1). Exemplo: 1º/5/02 ou 1º/05/02....Existem três possibilidades para abreviar a grafia de datas:
Data em inglês
Segundo o que vimos, pode ser in 2020 (in two thousand twenty), (in two thousand and twenty) ou mesmo (in twenty twenty).
Segundo especialistas, o indicado é incluir a data completa, como 31/01/2020.