Também chamada de PDD, a Provisão para Devedores Duvidosos é uma reserva de recursos financeiros que serve para cobrir prejuízos com clientes devedores. Ela é feita antes do início do exercício contábil da empresa, protegendo-a contra perdas financeiras por conta de dívidas não recebidas.
Resumidamente, uma provisão contábil (estimada ou não) representa a expectativa de perdas de ativo ou estimativa de valor a desembolsar. Envolve valores que financeiramente ainda não foram pagos, mas derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos.
As provisões, estimadas ou não, correspondem a despesas e prováveis perdas (no Ativo) pertinentes a determinado período-base em que incorrerem, no qual serão contabilizadas, que serão pagas ou apuradas no próprio período-base ou no(s) período(s)-base subseqüente(s).
Se você deseja realizar um provisionamento, é importante seguir três condições fundamentais para que o procedimento funcione:
O Cálculo é feito com base no número de dias de férias a que já tiver direito cada empregado, e na respectiva remuneração, na data do balanço, acrescentando-se os encargos de INSS e FGTS. O Valor apurado deverá corresponder ao saldo da provisão na data do balanço.
Provisão é uma reserva de um valor para pagamento de despesas previstas. ... Tratam-se de despesas que, ainda que não pagas, configuram-se como ocorridas, pelo princípio de competência contábil. As provisões para férias e para pagamento do 13º salário possuem um processo padrão e tratamento específicos no sistema.
Contingência, em uma tradução livre, remete a uma situação cujo resultado final, favorável ou desfavorável, depende de eventos futuros incertos. ... A provisão para contingências nada mais é que uma despesa que envolve valores financeiros que ainda não foram pagos, mas derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos.