Pois é, a papelogravura é outro tipo de gravura, mas a base da matriz é um papelão! Lembra que a matriz é o lugar que fazemos nosso trabalho e que serve como uma espécie de “carimbo” quando passamos a tinta e imprimimos no papel? Na atividade de hoje você vai produzir uma linda papelogravura.
Faça a sua gravura
Litografia ou litogravura (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária ou placa de metal) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.
É um tipo de gravura cujo nome vem do grego (λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin, grafia, escrita). Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.
Criada pelo cantor amapaense Finéias Nelluty, ela mistura ritmos dos sons paraense, guyanense e caribenho, conquistando públicos pela região norte do país. O artista diz que Zunkerada surgiu a partir da proximidade geográfica com o Caribe e o Platô das Guianas, por meio do Zouk e do Cacicó, e com o Pará, com o Carimbó.
História. A xilogravura é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. ... No século XVIII duas inovações revolucionaram a xilogravura, a chegada à Europa das gravuras japonesas coloridas, que tiveram grande influência sobre as artes do século XIX, e a técnica da gravura de topo criada por Thomas Bewick.
A xilogravura é muito popular na região Nordeste do Brasil, onde estão os mais populares xilogravadores (ou xilógrafos) brasileiros. A xilogravura era frequentemente utilizada para ilustração de textos de literatura de cordel.
O que é xilogravura?
É de grande importância para o folclore, já que os cordéis tratam dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais; A literatura de cordel é muito conhecida por suas xilogravuras (gravuras em madeira), que ilustram as páginas dos poemas.