Os mais indicados para o tratamento da glândula de Bartholin são cefalexina ou ciprofloxacino. Além de tratamento farmacológico, o quadro infeccioso requer drenagem cirúrgica. O procedimento, realizado com anestesia local, consiste em uma pequena incisão para a remoção do líquido acumulado.
Não faz parte do tratamento da bartholinite ou do cisto de Bartholin aguardar a drenagem espontanea da glandula ou "furar" a glandula. Esse tratamento pode fazer com que o seu problema de saúde retorne.
Olá. Se você está com uma bartholinite e um abscesso na glândula de Bartholin, o abscesso tem ser drenado. A punção com agulha alivia momentaneamente o problema. O orificio da punção com a agulha irá fechar, a secreção purulenta voltará a se acumular e o inchaço irá retornar.
A bartholinectomia é um procedimento cirúrgico simples e seguro que deve ser realizado em ambiente hospitalar com sedação anestésica. A cirurgia consiste na retirada exclusiva da glândula de Bartholin, onde o médico não agride o tecido vulvar e realiza poucos pontos no local da incisão cirúrgica.
O tratamento primário é incisão e drenagem; a incisão deve ser longa o suficiente para garantir a drenagem completa. Um erro comum é fazer uma incisão que não é profunda o suficiente para drenar totalmente a cavidade do abcesso.
O abscesso na gengiva também precisará de drenagem. O dentista pode fazer uma pequena incisão na área inchada para drená-la. Quando o abscesso está aberto e liberando o pus, pode-se simplesmente aplicar pressão na área para permitir que o pus seja drenado completamente.
Colocar compressas mornas As compressas de água morna ajudam a aliviar a dor e a retirar o pus, sendo que, mesmo depois do furúnculo começar a vazar o pus sozinho, é indicado continuar a colocar as compressas para limpar bem a região.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.