Boca seca, ou xerostomia, é uma condição que diminui ou impede a produção de saliva. Ela pode tornar mais difícil engolir, mastigar alimentos ou falar claramente. A boca seca pode contribuir para a deterioração dos dentes, acelerando muito este processo. Sem tratamento, a boca seca também pode gerar mau hálito.
Boca seca (xerostomia) significa que você não produz saliva o suficiente para manter sua boca úmida. Todos podemos ter a boca seca, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse.
Além disso, o tratamento para boca seca pode ser feito de forma a aumentar a secreção da saliva, como por exemplo:
Também pode ser um efeito do tabagismo ou consumo de bebidas alcoólicas, estresse ou outros problemas emocionais, um sintoma de alguma doença como a Síndrome de Sjögren ou um efeito colateral de medicamentos para tratar sinusite, ansiedade e depressão, entre outros.
Remédios caseiros para boca seca (xerostomia)
Você pode evitar acordar com problemas de boca seca, cuidando adequadamente da sua saúde geral. Em primeiro lugar, mantenha-se hidratado na noite anterior. A Cleveland Clinic recomenda a ingestão de alimentos úmidos.
A boca seca (xerostomia) pode ser ocasionada por diversos fatores. Alguns medicamentos como descongestionantes, analgésicos, diuréticos, remédios para pressão alta e depressão podem alterar a produção de saliva. A menopausa também pode afetar as glândulas salivares devido as mudanças nos níveis de hormônio.
Por que a boca fica seca Alterações emocionais (ansiedade e depressão); Doenças crônicas (diabetes, hipertensão etc.); Pessoas vivendo com HIV. Medicamentos (alguns hipertensivos, diuréticos, antialérgicos, ansiolíticos etc.);
Principais sintomas da Ansiedade Generalizada
Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.
Pessoas ansiosas há muito tempo e sem tratamento podem ter uma série de problemas físicos como: Dificuldades de memória, devido à liberação excessiva de adrenalina e cortisol. Hipertensão: também devido ao excesso de adrenalina, que ao aumento da frequência cardíaca.
Confira dicas no estilo caseiro de remédio para enjoo
Para diminuir os enjoos causados por anticoncepcional, é recomendado tomar a pílula antes de dormir ou junto de alguma refeição. Além disso, estabelecer um horário para tomar a pílula todos os dias, sem esquecer, pode ajudar a não sentir enjoo e garante a eficácia do medicamento.
Além disso, exercícios físicos e elevação dos membros inferiores podem ajudar a diminuir esse efeito colateral do anticoncepcional. Outra opção é a mudança do tipo de pílula, ou da via de administração (para injetável ou adesivos).
Dor de cabeça e náuseas Alguns sintomas pré-menstruais, como dores de cabeça, dor abdominal e náuseas, são comuns nas primeiras semanas de utilização da pílula anticoncepcional devido às grandes alterações hormonais.