O ensaio de estanqueidade é uma prática de inspeção que permite, em primeira instância, localizar o vazamento de um fluído, líquido ou gasoso. Além disso, o teste vista medir a quantidade de material vazando, tanto em sistemas que operam sob pressão positiva ou que atuam a vácuo.
O teste utiliza ar comprimido como meio comprovação. Com a adição da pressão dentro do recipiente o teste de estanqueidade em tubulações de gás ocorre sem problemas. Assim, por meio de um medidor chamado de manômetro é possível avaliar se a pressão interna sofreu alterações.
Além de ser uma exigência do corpo de bombeiros, o teste de estanqueidade serve para garantir a seguridade de uma tubulação de gás. Realizá-lo, regularmente, é a melhor maneira de prevenir incêndios e evitar vazamentos.
12 meses
5 ANOS
Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.
Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser trocados a cada 12 meses. Já os equipamentos de gás carbônico precisam de recarga a cada 6 meses. Estas estimativas, no entanto, só são válidas se os extintores estiverem em excelente estado.
Consiste em verificar: a) Se o extintor é adequado a classe e risco do fogo; b) Local adequado do extintor; ... A freqüência de inspeção em todos os tipos de extintores de incêndio deve ser no mínimo mensal, sob a responsabilidade do proprietário dos extintores.
A recarga e manutenção de extintores de incêndio pode ser devidamente fiscalizada através das cores do anel de segurança extintor porque anualmente o INMETRO estipula uma cor que representa que a manutenção do extintor foi realizada naquele ano.
Cores dos anéis de identificação de manutenção dos extintores
O vermelho deverá ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Não deverá ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta).
Em volta do quadrado vermelho, devem ser colocadas faixas de largura de 15 cm na cor amarela. Assim, a demarcação terá como medida final 100 x 100 cm. Essas cores e medidas são um padrão estabelecido na norma e não devem ser alteradas, com exceção de hidrantes que ocupem um espaço superior a 100 cm de largura.