Além de todos estes tipos de forro também temos o forro de isopor, também conhecido como forro EPS. Este tipo é aconselhável para projetos que tem como prioridade o conforto térmico e a minimização de ruídos.
Em termos de redução de calor, alguns tipos de forro de teto têm melhores propriedades de isolamento térmico do que outros, já que cada um é desenvolvido com particularidades especiais de uso.
Sou Pedagoga, Arquiteta Urbanista e responsável pela estratégia de conteúdos da Espaço Smart, uma empresa dedicada a transformar a forma como construímos no Brasil. Sabemos como é importante ajudar as pessoas a compreenderem melhor o mundo da construção a seco e de promover essa inovação que traz um futuro melhor, mais inteligente e industrializado para a construção civil. Nosso compromisso é ser uma fonte confiável de conhecimento, orientação e inovação para todos os envolvidos no ecossistema da construção. Nos dedicamos para fornecer informações atualizadas, conteúdos educativos e soluções práticas que tornem o processo de construção mais ágil e eficiente. Juntos, vamos pintar o Brasil de Laranja!
A planta de forro é feita em softwares de arquitetura, como o Revit ou AutoCAD. O processo de criação é bem parecido com o de uma planta baixa, mas em vez de olhar o projeto de cima para baixo, é necessário visualizá-lo de baixo para cima. No Revit, esse recurso chama-se “planta de forro refletido”.
Suas diversas particularidades oferecem uma gama ainda maior na hora da escolha do tipo de forro sendo ideal para, praticamente, todas as necessidades específicas do projeto, considerando fatores como estética, funcionalidade, desempenho acústico, isolamento térmico, resistência à umidade e também o orçamento disponível.
Além disso, alguns modelos de forros contribuem para o isolamento térmico, ajudando a manter o ambiente mais fresco no verão e mais quente no inverno. Outra função importante é o isolamento acústico, que atua absorvendo e dissipando o som indesejado, tornando o ambiente mais confortável acusticamente.
Os forros Smart Clean são produzidos com placas de Drywall com uma película rígida de PVC, contendo em seu verso uma película aluminizada. As bordas contém aplicação de filme plástico de proteção, com a finalidade de evitar quebras e sujeira. É um dos tipos de forro mais interessantes para uso em ambientes internos.
A estrutura de madeira ou metal une-se diretamente à estrutura do telhado ou laje do edifício e, sob esta estrutura, são dispostos os perfis portantes - cada um com 40 cm -, aos quais as placas de gesso acartonado são fixadas. Neste tipo de instalação, um espaço mínimo é obtido entre as duas estruturas.
Produzidos a partir da fibra mineral branca biossolúvel pura e com compostos naturais, o forro é totalmente livre de formaldeído, resistente a fungos e bactérias (DIN 53739), apresenta pintura de ação bacteriostática e são certificados pelo instituto alemão RAL.
Produzidos em MDF, os forros Nexacustic oferecem acabamento em melamina, folha de madeira ou laqueado em várias cores. Podem ser encontrados à venda nas modulações 625x625mm e 600x600mm, opção de borda tegular square e oculta. Sua instalação é feita utilizando sistema de perfil clicado T, o mais tradicional de mercado.
O melhor tipo de forro para teto será aquele que irá oferecer ao seu projeto tudo o que você precisa em funcionalidade, estilo e comodidade, além, do máximo de conforto térmico e proteção contra as adversidades externas sem causar nenhum tipo de dano à estrutura do forro.
Os forros modulares são compostos por lã de vidro com uma camada de acabamento na parte inferior, podendo ser uma película em PVC (Polyvinyl chloride) ou mesmo um véu de vidro. A absorção sonora e resistividade térmica destes forros garantem maior performance térmica e acústica para os ambientes.
Existem diferentes tipos de placas de gesso acartonado que podem ser usadas para o forro em drywall, dependendo dos requisitos específicos do projeto. Por exemplo, existem placas com características de isolamento térmico ou acústico aprimoradas, resistentes à umidade ou ao fogo.
O forro pode ser executado diretamente ou suspenso. Além disso, e dependendo dos requisitos e características do projeto, podem ser considerados forros em balanço, isto é, desconectados da estrutura do teto existente.
Em ambientes comerciais, os forros mais utilizados são os modulares, de fibra de vidro, smart clean e drywall, mas também os nexacustic e rigitone são opções muito utilizadas devido seu alto desempenho acústico e sua estética.
Confira no blog da Espaço Smart algumas dicas para que você possa selecionar o modelo ideal de forro para seu projeto, agregando o visual que você procura com a durabilidade necessária, sustentabilidade e instalação facilitada que só as versões apresentadas podem oferecer. Confira e conheça muito mais!
Se você ainda tem dúvidas sobre como criar uma planta de forro e iluminação no Revit, é só acessar o tutorial no site do software.
O forro em drywall é um tipo de acabamento utilizado em construções para criar um teto falso que imita a laje. Feito com placas de gesso acartonado que são fixadas em uma estrutura metálica suspensa no teto e aparafusadas nos perfis, formando uma superfície lisa e contínua.
A estrutura de madeira ou metal é conectada por meio de um suporte rígido à estrutura do telhado ou laje, proporcionando espaços vazios variáveis entre eles (de acordo com a necessidade do projeto), dando a possibilidade de esconder quaisquer irregularidades ou instalações que possam existir. Dependendo de sua configuração (tipo / número de placas + tipo / densidade de isolamento), pode-se obter melhor desempenho acústico ou contra incêndio.
Clicando no botão Set Origin, devemos clicar no ponto onde queremos que a paginação de piso se inicie. Agora para determinar o tamanho de cada “azulejo” do seu piso basta indicar a dimensõ no campo Scale. Nossa sala tem a dimensão de 5 x 5m vou colocar um piso de 0,50 x 0,50m. Pronto!
Quanto aos demais pavimentos, o título da planta inclui a denominação do piso. Por exemplo, planta baixa do 1º pavimento (ou pavimento térreo), planta baixa do segundo subsolo, planta baixa da cobertura, planta baixa da sobre loja, e assim por diante.
A regra do Feng Shui é clara: sempre grande e emoldurado, nunca de frente para a porta da frente , porque você poderia bloquear a entrada de boas energias e, portanto, boas coisas em sua vida. Melhor, coloque-os estrategicamente nas laterais, para que a energia flua para dentro e multiplique a luminosidade.
De forma alguma posicione um espelho logo em frente à porta de entrada da sua casa. Ele irá refletir a energia Chi que entra pela porta principal e expulsá-la da casa. Ele irá refletir tanto a energia positiva quando a negativa, tirando toda a vitalidade do ambiente.
Colocar espelhos na porta de entrada, pelo lado de fora numa altura de 1.
Ele tem o poder de redirecionar a circulação de Energia Chi em um ambiente e pode ser usado para refletir e dobrar uma imagem "positiva" na casa. E também podem ajudar a aumentar espaços muitos estreitos e pequenos e iluminar locais muito escuros quando colocado em locais que refletem um luminoso ou uma janela.
Para deixar um ambiente muito grande mais aconchegante, uma dica é instalar o espelho bem no alto da parede, com a parte de cima levemente inclinada para a frente. Isso fará com que ele reflita mais o espaço do que posicionado a 90° graus do chão.
Prefira espelhos de tamanho pequeno e médio colocados sobre aparadores ou na altura da mesa de jantar. Já em uma sala de jantar média ou grande é possível abusar um pouco mais do tamanho dos espelhos. Aqui vale revestir uma parede inteira com espelho ou usar um modelo de espelho grande com uma moldura bem marcada.
A cozinha é um cômodo da residência que deve ter um espaço adequado para circulação, com uma boa ventilação e iluminação. ... Uma dica incrível para levar em conta na decoração de sua cozinha e trazer todas as atribuições acima é utilizar o espelho para ampliar e refletir luz em todo o espaço.
Por isso, colocá-lo ao lado da cama pode ser uma boa, principalmente porque você aproveita os espaços do ambiente. Espelhos maiores (aqueles em que dá para se ver de corpo inteiro) podem ser pregados na parede ou colocados apoiados no chão. Já os menores podem ficar em cima de uma mesinha de cabeceira.
Para limpar o espelho, use uma mistura de álcool com água (sendo uma medida de álcool para meia de água) e aplique com cuidado para não alcançar as molduras, que podem acabar manchando dependendo do material. Uma boa dica é, na hora aplicação, borrifar a mistura no pano e não diretamente no espelho.
O grande lance é que a cola quente vai grudar mas não vai estragar o espelho, saindo fácil depois. Você também pode cobrir com tecido, de duas maneiras: ou como uma cortina, do teto ao chão, ou fixo no teto e no chão.