O circulante de cirurgia é responsável por todas as cirurgias realizadas na sala em que foi escalado pelo enfermeiro para atuar durante o plantão.
Reunir e retirar os instrumentais da mesa; Separar os materiais que foram utilizados pelo anestesiologista; Retirar as luvas de procedimento; Informar aos profissionais do serviço de limpeza para limparem a sala cirúrgica.
Quanto tempo a mesa de instrumental pode ficar montada na sala operatória antes do início do procedimento cirúrgico? Até 55 minutos.
Uma equipe cirúrgica é composta de: Cirurgião chefe: Médico especialista em cirurgia, é o chefe da equipe. Dá as ordens de como fazer a intervenção cirúrgica; Cirurgião assistente: Médico que faz as incisões, suturas, cauterização, sucção e melhora o acesso ao órgão lesionado afastando outras camadas e órgãos.
SETOR » CENTRO CIRÚRGICO A equipe multiprofissional que participa do ato cirúrgico é composta por cirurgião, anestesista e equipe de enfermagem (enfermeiro, instrumentador, circulante, técnicos e auxiliares), cabendo a todos, atividades específicas.
expressão Intervenção Cirúrgica. Cirurgia, processo operatório, feita para elaborar um diagnóstico ou para curar uma doença. Intervenção Pedagógica. Interferência feita por um especialista com o objetivo melhorar o processo de aprendizagem do aluno.
Sedativos e anestésicos interferem com as respostas reguladoras da temperatura, podendo causar hipotermia indesejada durante a cirurgia e no pós-operatório imediato. Longos períodos de exposição de grandes áreas da superfície da pele a temperaturas baixas na sala de cirurgia também podem contribuir para este efeito.
Máscara cirúrgica ou protetor respiratório: evita a liberação de microorganismos oriundos do nariz e da boca dos profissionais, protegendo o cliente de contaminação na incisão cirúrgica. Do lado do profissional, protege suas mucosas de respingos de sangue e outros fluidos do cliente.
Mathias, da Faculdade de Medicina da USP responde: "A anestesia geral causa a diminuição do metabolismo do organismo e, consequentemente, redução da produção normal de calor. "Além disso, durante a cirurgia, a superfície exposta do corpo (sem proteção de roupas, por exemplo), provoca perdas anormais de calor.
Assim, para a prevenção da hipotermia são recomendados que: os métodos ativos sejam utilizados em cirurgias com mais de 30 minutos; o aquecimento seja aplicado antes da indução anestésica; e, que nos processos longos de cirurgia e em pacientes de alto risco, a perda de calor seja evitada com mais de um método ativo16.
Como se prevenir
O uso da manta térmica com fluxo de ar aquecido para cirurgia ortopédica foi eficaz como método de prevenção da hipotermia intraoperatória quando esta foi empregada desde 30 min antes da indução anestésica até 120 min após o início da anestesia.
A hipotermia devido à infusão de líquidos não aquecidos no paciente traumatizado é pouco valorizada na maioria das vezes. Entretanto, é causa frequente de morte nestes pacientes. Deve ser prevenida pelo aquecimento do paciente (bolsas de água quente, cobertores, líquidos I.V. aquecidos) e do meio ambiente.
Tratamento da hipertermia A hipertermia, geralmente, é tratada com métodos de resfriamento mecânico do corpo. Dentre os métodos conhecidos, podemos citar o uso de lençóis molhados, ventilação de ar, utilização de pacotes de gelo e a imersão em água fria.
Vanessa – A hipotermia gera diversas complicações orgânicas para o paciente cirúrgico como arritmias, tremores, sangramento, aumento da necessidade de transfusão, ISC e etc.
Geralmente quando uma pessoa se encontra nessa condição, os principais sintomas são pele fria e pálida, tremores, dificuldade para respirar, movimentos lentos, confusão mental, diminuição da pulsação e sonolência.
Muitas vezes, a hipotermia é considerada uma lesão provocada pelo frio, pois pode ser causada ou piorada por exposição a ambientes frios. Estar em um ambiente muito frio, ter certas doenças ou estar incapaz de se mover aumentam o risco de danos causados pela hipotermia.
Valores acima de 38ºC em pessoas saudáveis representam a hipertermia. Este aumento, considerado severo quando a temperatura do corpo ultrapassa 40ºC, desregula todo o organismo e afeta os sistemas corporais, podendo trazer consequências graves.