O bullying nas escolas pode levar a consequências imediatas, como por exemplo desinteresse pela escola, havendo diminuição do desempenho escolar, além de isolamento, ataques de pânico e ansiedade, comportamentos violentos e alterações físicas, como dificuldades para dormir, distúrbios alimentares e até mesmo consumo de ...
O espaço escolar é visto como uma fonte de experiências e de aprendizagem que, em sua materialidade, está impregnado de signos, símbolos e marcas que comunicam e educam; a sua produção, distribuição, posse e usos têm um importante papel pedagógico.
Os espaços transpiram conhecimento, os materiais exigem conhecimento e os registros geram conhecimento. Para isso e outras coisas mais, é fundamental a presença de profissionais que exerçam as atividades que não são exatamente de docência, mas que dão suporte à docência e ao próprio processo educacional.
Portanto, o espaço físico escolar a qual nos referimos é algo muito mais amplo. É um espaço facilitador para a busca do senso crítico e da autonomia corporal, capaz de possibilitar ao educando formas de expressão da sua cultura corporal de movimento.
É importante avaliar desde o tamanho das acomodações até as cores dos ambientes e mobiliários. Materiais que possuem objetivo pedagógico como murais e quadros, devem estar ao alcance visual dos alunos. As crianças, especialmente, aprendem na relação com o espaço.
Espaço Físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem. Espaço Social: é constituído pelo ambiente social, representado pelas personagens figurantes. Espaço Psicológico: espaço interior da personagem, constituído por suas vivências, seus pensamentos e sentimentos.
São diversos os espaços considerados não-escolares de atuação do pedagogo, como: Organizações não-governamentais (ONGS), sindicatos, associações, justamente onde houver uma prática educativa vai haver uma ação pedagógica, e necessariamente a ação do pedagogo.
Ele acompanha o planejamento escolar e auxilia a criança na continuação de seus estudos para que não haja prejuízo quando de seu retorno à escola. ... É responsável também por desenvolver atividades lúdicas e tornar o ambiente hospitalar mais acolher.
É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.
Sendo assim, o campo de atuação do pedagogo é muito fértil, haja vista sua fundamental relevância nos ambientes escolares e não escolares, como instrumento mobilizador de competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade ...
O papel do pedagogo é de extrema importância em um espaço não-escolar, sendo capacitado para desempenhar uma função de mediador e articulador da aprendizagem em uma organização.
O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar. ... Nesse sentido, o pedagogo assume também o papel de mediador, de articulador das relações entre o professor e o aluno.
Contribuições. O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. ... É o mediador no processo de ensino e aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas.
Na escola, o pedagogo também é responsável pela condução da ação pedagógica juntamente com a direção e os professores, a fim de tornar mais tranquilos os (amenizar os) problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem, bem como os disciplinares e outros que envolvam questões pedagógicas que possam interferir no ...
O Pedagogo Empresarial é um facilitador nas relações empregador-empregado, de maneira a dar suporte no âmbito das capacidades, ministrando conhecimentos por meio de treinamentos, capacitação contínua, minimizando inclusive custos operacionais, evitando-se assim a troca desnecessária e constante dos funcionários, ...