O adenocarcinoma se caracteriza por um tumor maligno que pode atingir quase todos os órgãos do corpo, como os pulmões, intestinos, pâncreas, fígado, colo do útero, dentre outros. Dizemos que o adenocarcinoma é um tumor derivado das células glandulares epiteliais secretoras.
A rede linfática é responsável pela drenagem da linfa, líquido que drena as “impurezas” produzidas na mama. A invasão angiolinfática pode estar presente ou ausente. A presença de invasão aumenta a chance de disseminação das células tumorais.
O exame clínico, os métodos de imagem e o laudo anatomopatológico final são mais precisos em relação a isso, já que a biópsia representa apenas um fragmento do tumor. Com a biópsia, é possível saber qual é o tipo do câncer, seu local de surgimento e de que forma ele se desenvolveu.
O que é carcinoma invasivo de mama de tipo não especial com achados medulares? É um tipo raro de carcinoma especial e que ocorre em menos de 1% dos casos. Existem três tipos: clássico, atípico e o carcinoma com achados medulares. Geralmente ocorre próximo dos 50 anos.
Já o câncer invasivo é caracterizado quando a doença já ultrapassou a membrana basal e dessa forma tornou-se invasivo ou infiltrativo. Nesse estágio, o câncer pode causar metástase a distância, atingindo outros órgãos que não os inicialmente afetados.