A morte súbita é aquela que ocorre de forma abrupta, uma morte imprevisível e inesperada. Pode ocorrer tanto por processo patológico (como por exemplo, um ataque cardíaco fulminante) como por meio de violência (envenenamento ou pancada forte na cabeça) tanto em adultos como em crianças.
Como lidar com a perda repentina de um ente querido
No caso em que o morto era um pai ou mãe de santo cujo terreiro permanecerá ainda aberto, deverá ficar fechado ao público durante um ano ou mais conforme determinação do jogo, mas as cerimônias internas continuam, costuma-se repetir o ritual de um, três, seis meses, e um, três, sete anos depois do axexê inicial.
O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.
Forte dor no peito, suor frio, falta de ar e azia. Diante desses sintomas, muitas pessoas correm para o pronto-socorro temendo sofrer um infarto. As avaliações de praxe, como eletrocardiograma e aferição da pressão sanguínea, porém, não indicam nada de anormal.
Os sintomas do infarto podem durar dias, de forma ininterrupta, ou ainda se manifestar em intervalos. O consenso médico é que, em se tratando de coração, é essencial buscar um diagnóstico precoce. A atenção deve ser redobrada para os grupos de risco da doença, como os idosos.
É muito comum indivíduos sentirem dor no estômago, sensação de enjoo e mal-estar antes do infarto. Nesses casos, a pessoa às vezes até vai ao pronto-socorro e é medicada, mas dificilmente associará esses sintomas a um infarto, que pode ocorrer alguns dias depois.