Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los.
Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente são extraídos, para que não perturbem o alinhamento do restante dos dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca.
A maioria das pessoas conhece esses dentes como os dentes de leite. Crianças têm aproximadamente 20 dentes de leite, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior da boca. Esses dentes reservam espaço para os dentes permanentes que irão substituir os dentes decíduos após estes caírem.
O dente do meio se chama Incisivos centrais.
Por isso, não é nada recomendado lixar os dentes, principalmente sozinho em casa”, alerta a dentista. “A sensibilidade que virá em consequência disso pode ser irreversível, que o paciente não consegue tratar, e compromete a resistência ao gelado, ao quente.
O tratamento para endireitar os dentes passa, normalmente, pelo tratamento ortodôntico, através da colocação de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário que é usado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes. As forças exercidas pelo aparelho permitem a movimentação dos dentes para a sua posição correta.
Veja a lista com os principais tratamentos para deixar seus dentes mais visíveis e harmônicos.
O aparelho fixo de metal é o dispositivo mais popular para realizar tratamentos ortodônticos. De fato, é eficaz e essencial em muitos casos, mas existem outras opções para corrigir dentes tortos rápido, como os aparelhos autoligados e os alinhadores dentários.
Conheça o método Ortho-Tain® O Ortho-Tain® é um tratamento ortodôntico que permite a correção dos dentes desalinhados sem o uso de aparelhos tradicionais e peças metálicas aparentes – que representam um inconveniente para muitos pacientes.
Geralmente, o tratamento ortodôntico pode levar entre 6 e 24 meses. Vale ressaltar, porém, que a duração do processo depende de uma série de fatores, variando de pessoa para pessoa.
No entanto, os tratamento mais utilizados incluem:
O aparelho fixo é o mais famoso dos aparelhos. Ele é chamado de fixo porque as peças do aparelho, chamadas de bráquete, são colados individualmente aos dentes com resina.
O tratamento ortodôntico com alinhadores é ideal para quem busca um resultado mais rápido. Conhecido por trazer conforto para o tratamento ortodôntico, os alinhadores também podem ser grandes aliados quando o assunto é garantir um resultado mais rápido.
O primeiro modelo é o Autoligado, aparelho ortodôntico no qual o próprio braquete prende o fio ortodôntico, mantendo uma força de correção baixa, lenta e constante, tornando o tratamento mais confortável e rápido.
Por conta dessas características o aparelho autoligado apresenta o tratamento mais rápido, já que a colocação da estrutura ortodôntica deixa ampliada a estabilidade e começa a corrigir o sorriso de imediato.