Isomeria de compensação ou metameria é quando os isômeros se diferem pela posição do heteroátomo na cadeia carbônica. A isomeria de compensação ou metameria é um tipo de isomeria plana, ou seja, a diferença entre os isômeros pode ser identificada por meio da análise da fórmula estrutural plana da molécula.
Os dois casos mais importantes são de tautomeria entre uma cetona e um enol (cetoenólica) e entre um aldeído e um enol (aldoenólica). Veja a seguir um exemplo de tautomeria aldoenólica, em que temos no equilíbrio o propanal (aldeído) e o propenol (enol), cujas fórmulas moleculares são: C3H6O.
Verificado por especialistas. a) a glicose possui 4 carbonos quirais (carbonos com 4 substituintes diferentes) que são o C2, C3, C4 e C5, apenas os 2 carbonos das pontas C1 e C6 não são quirais.
Já para moléculas que possuem mais de um carbono assimétrico, podemos determinar a quantidade de isômeros opticamente ativos e inativos empregando as fórmulas propostas por Van't Hoff e Le Bel: Número de isômeros opticamente ativos = 2n. Número de isômeros opticamente inativos (misturas racêmicas) = (2n )/2.