O exame de glicose na gravidez serve para identificar uma possível diabetes gestacional e deve ser feito entre as semanas 24 e 28 de gestação, mesmo quando a mulher não apresenta sinais e sintomas indicativos de diabetes, como aumento exagerado do apetite ou vontade frequente de urinar, por exemplo.
O teste é feito através de 3 dosagens da glicemia. A primeira é feita em jejum. Logo após colher o sangue, a gestante ingere um xarope contendo 75 gramas de glicose e colhe mais 2 novas amostras de sangue, 1 e 2 horas depois de ter bebido o xarope.
O exame de curva glicêmica não possui contraindicações e nem riscos. O preço do exame diabetes gestacional é bastante acessível, que varia, normalmente, entre R$ 30,00 (trinta reais) e R$ 40,00 (quarenta reais), dependendo da região do país e do laboratório.
Alguns medicamentos não devem ser ingeridos no dia que antecede o exame e nem no dia da realização, como é o caso do laxante. Suas substâncias podem causar alterações não identificáveis no exame de curva glicêmica.
Exame de Curva Glicêmica, de 2 horas, plasma | a+ Medicina Diagnóstica. Não é necessário agendar o exame de Sorologia para COVID-19 (coleta realizada de seg. a sáb. das 7h às 11h30).