A classificação das neoplasias malignas em grupos obedece a diferentes variáveis: localização, tamanho ou volume do tumor, invasão direta e linfática, metástases a distância, diagnóstico histopatológico, produção de substâncias, manifestações sistêmicas, duração dos sinais e sintomas, sexo e idade do paciente, etc.
NX significa que os linfonodos não podem ser avaliados. N0 significa que os linfonodos vizinhos não contêm câncer. Os números que aparecem após o N (por exemplo, N1, N2 e N3) descrevem o tamanho, localização e/ou o número dos linfonodos com a doença.
PerпїЅcia MпїЅdica DF - Tabela TNM - ClassificaпїЅпїЅo PatolпїЅgica. pTX - O tumor primГЎrio nГЈo pode ser avaliado histologicamente. pT0 - NГЈo hГЎ evidГЄncia histolГіgica de tumor primГЎrio. pTis - Carcinoma in situ , pTl, pT2, pT3, pT4 - Aumento crescente e/ou extensГЈo local do tumor primГЎrio, comprovado histologicamente.
O estadiamento, em conjunto com outros parГўmetros clГnicos e laboratoriais, determina o prognГіstico do cГўncer e Г© fundamental para o planejamento do tratamento. O estadiamento clГnico Г© aquele que avalia a extensГЈo da doenГ§a antes da cirurgia.
Classificação de Tumores Malignos. TNM - Classificação de Tumores Malignos ( Classification of Malignant Tumours ) é o sistema mais usado para a classificação de tumores malignos e a descrição de sua extensão anatômica, desenvolvido e publicado pela União Internacional contra o Câncer - UICC.
Estadiamento é o processo para determinar a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa e onde está localizado. É a forma como o médico determina o avanço do câncer de uma pessoa.
Um sistema de estadiamento é a maneira simplificada para que todos os membros de uma equipe multidisciplinar entendam de imediato a extensão da doença. O sistema de estadiamento mais utilizado para descrever a extensão do linfoma de Hodgkin é a classificação Lugano, baseada no antigo sistema Ann Arbor.
O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e o prognóstico da paciente.
Estágios tradicionais Estágio I: Tumor restrito a uma parte do corpo, sem comprometimento linfático. Estágio II: Localmente avançando com comprometimento do sistema linfático ou espalhado por mais de um tecido. Estágio III: Localmente avançado, espalhado por mais de um tecido e causando comprometimento linfático.
Ao receber o diagnóstico de câncer, é natural que o paciente tenha fortes reações emocionais causadas pela angústia e medo de enfrentar uma doença tão complexa. Compreende 5 fases.
A carcinogГЄnese pode ser dividida conceitualmente em quatro etapas: iniciação, promoção, conversГЈo e progressГЈo, e Г© o resultado de mutações em genes especГficos relacionados ao controle da multiplicação e diferenciação celular e Г sobrevivГЄncia celular (Figura 1.
Nas fases iniciais, o câncer de colo de útero é assintomático. Quando os sintomas aparecem, os mais importantes são: Sangramento vaginal especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa; Corrimento vaginal (leucorreia) de cor escura e com mau cheiro.