As tecnologias promovem um diálogo permanente entre a criança e o mundo. As linguagens midiáticas no universo infantil são recursos que possibilitam a todos os envolvidos na ação pedagógica a explora- ção de outros modos de ler por meio de imagens, ícones, textos e hipertextos, vídeos e animações. (SÃO PAULO, 2008, p.
O que é educação midiática? Conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais.
A utilização das linguagens midiáticas tem como objetivo aproximar e entrelaçar o relacionamento entre alunos e professores no ambiente escolar.
Como usar tecnologia na educação: aplicação de 3 mídias em sala de aula
Em uma sociedade midiática, a mídia é considerada um campo social autônomo, que age por conta própria no ato da tematização e publicização, possuindo o controle enunciativo.
Nessa perspectiva, a midiatização é usada como um conceito para descrever o processo de expansão dos diferentes meios técnicos e considerar as inter-relações entre a mudança comunicativa dos meios e a mudança sociocultural. Ela desenvolve um novo modo de ser no mundo”.
O termo, também conhecido como letramento midiático, se refere à compreensão, de forma crítica e fundamentada, dos meios de comunicação e de suas técnicas. ... Entender como funcionam os meios de comunicação e poder analisá-los de forma crítica e estruturada é uma das tarefas essenciais aos profissionais da informação.
Gêneros midiáticos, como por exemplo: o e-mail, o blog, o chat estão inseridos na internet. Há um entendimento que esses jovens nasceram no mundo digital, mas será que esses alunos da escola pública estão de fato imersos nesse mundo digital?
Viés midiático ou viés mediático é a percepção de que os jornalistas e editores das mídias de massa utilizam-se de diversos vieses na seleção e cobertura de acontecimentos. A utilização do termo se refere à percepção de um viés generalizado e difundido por toda a mídia que infringe a ética jornalística.
Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo. Nos dias atuais, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido, pois possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade.
Apesar de nossa proposta de classificação se distanciar das definições dos teóricos da Comunicação, há um ponto em comum: o fato de considerarmos que a notícia é o gênero de base do jornalismo, ou seja, é da notícia que parecem surgir a maioria dos gêneros publicados em jornais e revistas.
Uma coluna é um artigo redigido por um colunista, normalmente assinado, publicado com determinada regularidade num jornal, revista ou outro tipo de publicação, quer impressa, quer na Internet. A coluna pode ser publicada em revistas diariamente, semanalmente ou mensalmente.
A notícia é um gênero jornalístico que apresenta como objetivo principal informar. Para tanto, trata-se de um texto informativo, geralmente sem teor opinativo. Além disso, apresenta um acontecimento real cuja linguagem é clara e formal.