Inflação é o desequilíbrio econômico que se caracteriza por uma alta generalizada dos preços, excedendo o poder de compra da massa consumista em relação à quantidade de bens disponíveis para o consumo. ... Em outras palavras, a inflação é a diminuição do poder de compra do dinheiro.
A inflação acontece quando a oferta de dinheiro aumenta, desvalorizando a moeda. É percebida especialmente através da elevação de preços, pois a oferta maior de dinheiro reduz o poder de compra dos consumidores.
"A principal causa da inflação é a emissão excessiva de moeda por parte do governo. Pressões generalizadas de custos podem explicar um aumento temporário da taxa de inflação." ... A causa da inflação é o excesso de demanda – quando tem muito gente querendo comprar e não tem produção na mesma intensidade.
O problema é que a inflação mexe nos preços relativos, e assim, dá ganhos para alguns e perdas para outros. Quando a inflação é superior ao aumento de salários, por exemplo, há perda de poder de compra da população assalariada." "Quando os preços sobem, seu poder de compra cai.
A inflação, quando está alta, desestimula o investimento e a ampliação da capacidade produtiva, logo, a empresa e a economia não crescem. Dessa forma, proporciona baixa oferta e os juros sobem mais. Porém, quando baixa, há injeção de dinheiro na compra de novas máquinas e equipamentos, melhorando a produtividade.
Se você é dono de um estabelecimento comercial, os reflexos da variação nos índices de inflação chegam primeiro ao seu negócio - para o bem e para o mal. Quando o indicador está em alta, o consumidor se retrai, controla os gastos e seu faturamento recua ou fica estagnado.
"A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período." "É o crescimento persistente e generalizado do nível de preços. A inflação é um fenômeno de longo prazo."
E eles fazem com que o país recorra à impressão de moeda para fechar suas contas. Então, para controlar a inflação, o governo precisa reduzir a necessidade de se financiar com emissão de moeda. Para isso, precisa ajustar suas finanças, cortando gastos e/ou aumentando impostos, num processo permanente.
A inflação representa um aumento geral e persistente dos preços de produtos e serviços do dia a dia. Ela ocorre sempre que um conjunto de serviços e bens fica mais caro em relação a um período anterior. A consequência da inflação é a perda do valor do dinheiro, seja o salário, seja um investimento.
Veja os principais índices de inflação do país
Os índices de inflação são usados para medir a variação dos preços e o impacto no custo de vida da população. A inflação que as pessoas sentem no bolso é bem maior que o índice oficial. ... Essa cesta varia conforme o índice (IPCA, INPC, IGP-M). São mais de 400 itens no IPCA, a inflação "oficial" do país.
IPCA: Inflação fecha 2020 a 4,52%, acima do centro da meta do governo.
O IBGE disponibiliza os valores para o IPCA do mês, analisado no mês anterior, apresentando também o acumulado no ano e o dos últimos 12 meses....
IPCA passa de 6% nos últimos 12 meses. É o maior índice desde 2016
Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
IPCA acumula alta de 4,52% em 2020, maior taxa desde 2016 O IPCA encerrou 2020 com variação de 4,52%, 0,21 p. p. acima dos 4,31% registrados em 2019.
A meta central do governo para a inflação em 2021 é de 3,75%, e o intervalo de tolerância varia de 2,25% a 5,25%.
Quando se tem um índice de 0,83%, na verdade, tem-se o número 1,0083. Logo, multiplicando 1,0083 por 1,0039 obtém-se 1,01223; multiplicado por 1,0057, igual a 1,01800; etc. Exemplo: índice do mês março = -0,10%; então, em vez de 1,8%, ter-se-ia 1,01223 dividido por 1,001 = 0,995 (ou 0,995%).
1.
O Ministério da Economia revisou a estimativa para o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2020, que passou de 2,35% para 4,10%. O indicador é usado para reajustar o valor do salário mínimo. Se o número se confirmar, o piso salarial passaria de R$ 1.
Estes valores do índice podem ser visualizados nas tabelas abaixo. Ao final do ano o acumulado define a variação de preços anual medida pelo índice, quando coincide com o acumulado dos últimos 12 meses....
Mercado mantém projeção de inflação em 2021 em 4,81% e reduz a de alta do PIB a 3,17% | Brasil | Valor Econômico.