O díodo mantém-se no CORTE enquanto a tensão ânodo-cátodo for negativa (polarização inversa) (figura 2).
Na polarização inversa, acontece o seguinte: o diodo faz papel de uma chave aberta, já que não circula corrente, não haverá tensão no resistor, a tensão fica toda retida no diodo, ou seja, nos terminais do diodo há uma tensão de 10 V.
A polarização inversa de um diodo ocorre quando o lado n fica submetido a um potencial positivo relativo ao lado p do componente.
Funcionamento do diodo Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo. Deste modo, o diodo permitirá a passagem da corrente elétrica somente nos momentos de semiciclo positivo.
Aos terminais A e K dão-se respectivamente os nomes de Ânodo e Cátodo. Figura 1: Símbolo do díodo. Este dispositivo permite a passagem de corrente, com facilidade, num sentido, e oferece uma grande resistência à sua passagem no sentido contrário.
O diodo Zener pode funcionar polarizado diretamente ou inversamente. Quando está polarizado diretamente, funciona como outro diodo qualquer, não conduz corrente elétrica enquanto a tensão aplicada aos seus terminais for inferior a aproximadamente 0,6 Volts no diodo de silício ou 0,3 Volts no diodo de germânio.
Este diodo conduz a partir de 0 volts quando polarizado diretamente (fato que só é possível por ele ser perfeito e existir apenas no mundo teórico). ... Por exemplo, quanto à condução, como vimos acima, se dá a partir de 0,7 volts se for de Silício e 0,3 volts se for de Germânio.
Os dois terminais de um diodo são o anodo e o catodo.
Dizemos que o diodo está polarizado no sentido direto. Se a polarização for feita conforme mostra a mesma figura em (b), então nenhuma corrente pode circular. ... Da mesma forma, também existe um limite para a tensão máxima que podemos aplicar num diodo ao polarizá-lo no sentido inverso.
A faixa de valores de corrente de operação do diodo Zener ilustrada na Fig. 6, é determinada por dois valores limite, assim definidos: Iz,máx = valor máximo da corrente de operação. Iz,mín = valor mínimo da corrente de operação.
Diodo Roda Livre Quando desligamos rapidamente relés e indutores, eles produzem tensões elevadas. ... Isso pode resultar em acidentes e a queima de dispositivos eletrônicos.
O diodo retificador é um dispositivo semicondutor utilizado para converter sinais em corrente alternada para corrente contínua, mantendo apenas um semiciclo da onda senoidal que é a característica da corrente alternada, daí o seu nome “retificador”.
A principal função de um diodo semicondutor, em círculos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente continua pulsante, já que o semiciclo negativo de uma corrente alternada o diodo fará a função de uma chave aberta.
Os principais tipos são os seguintes: Diodos de Sinal: São diodos de comutação, com alta velocidade, que possuem baixa capacitância de junção, o que permite tempos de resposta muito rápidos. Diodo Retificador: Empregados na retificação de corrente alternada, suportam corrente mais alta que os diodos de sinal.
O diodo Schottky têm como característica a comutação ultrarrápida, e quando é polarizado diretamente possui uma queda de tensão muito baixa. Ao contrário do diodo comum, o diodo Schottky não é formado por uma junção P-N, porque a camada P é substituída por uma camada de metal, formando uma junção Metal-N.
Aplicações em sistemas de áudio Assim, os diodos schottky podem ser utilizados em sistemas de áudio para evitar distorções em ondas sonoras. Como sinais sonoros também trabalham nas mais variadas frequências, o componente torna-se muito apropriado para trabalhar em frequências maiores.
O procedimento para se testar um diodo Schottky é bem parecido com o procedimento utilizado para o diodo comum. Importante: como no teste de diodos convencionais, o teste do diodo deve ser realizado com este componente fora do circuito, a fim de evitar interferência dos demais componentes ao seu redor.
O resistor Rs entre o zener e o positivo da fonte serve para limitar a corrente que passa pelo diodo. Esse resistor deve ser dimensionado de acordo com a potência máxima do diodo zener e a tensão da fonte. ... Para o circuito funcionar corretamente, a tensão de entrada Vin deve ser maior que a tensão zener do diodo.