O princípio da individualidade biológica é um dos mais importante. ... Segundo Tubino (1984), "define-se individualidade biológica o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais".
O Princípio da Individualidade Biológica humano possui uma estrutura e formação física e psíquica própria, neste sentido, o treinamento individual tem melhores resultados, pois obedeceria as características e necessidades do indivíduo. Grupos homogêneos também facilitam o treinamento desportivo.
O principio da treinabilidade de acordo com Tubino e Moreira (2003), refere-se a quanto mais treinado o individuo estiver mais difícil e demorado se tornará, elevar-se, por menor que seja um degrau em seu desenvolvimento.
São os espasmos, fenômenos que ocorrem ao nível do músculo ou apenas nas fibras musculares, originados a partir de uma contração muscular. Normalmente, eles são desencadeados por estresse físico ou mental, mas também estão relacionados à fadiga por trabalho exaustivo e a movimentos inadequados.
A constante melhora e equilíbrio de todos estes atributos físicos é o ponto fundamental na preparação física e técnica de um atleta. Por isso, a aplicação correta dos princípios do treinamento esportivo é fundamental neste esporte e esta diretamente correlacionada com o aumento do desempenho individual do atleta.
Este princípio estabelece que, para adquirir uma boa aptidão física, o organismo precisa ser submetido a esforços cada vez maiores (mais intensos ou por um tempo maior, ou ainda em maior frequência), de tal maneira em que possa provocar no organismo reações de adaptação que acarretem a melhoria da aptidão.
Para Ferreira, Ribeiro e Soares (2001), a supercompensação de carboidratos é definida como uma estratégia nutricional que tem por finalidade o aumento dos estoques de glicogênio muscular com o objetivo de retardar a exaustão, prolongando assim a duração do exercício.
Relativamente ao tratamento, de acordo com a literatura, a melhor solução para tratar o overtraining é o repouso e fases de recuperação de duas a seis semanas, dependendo da seriedade da síndrome. Conforme reportado nas investigações, os atletas em overtraining podem necessitar de meses em completo descanso.
Assim, pode se considerar o Overreaching como um Pré Overtraining. OVERTRAINING: também chamado de SOBRETREINAMENTO ou de SÍNDROME DO SUPERTREINAMENTO, é caracterizado pelo aumento do volume e\ou da intensidade de treinamento que combinado a outros fatores, resulta em decréscimo da performance, porém em longo prazo.
À medida que o desequilíbrio entre o estresse e a recuperação persiste, o estado de Overreaching é instalado e finalmente, o Overtraining. O Overreaching dura poucos dias a 2 semanas. Já, o Overtraining pode durar de semanas a meses. O Overtraining também pode ser classificado como simpático e parassimpático.
Mas, o que seriam Overreaching e overtraining? Overreaching é a diminuição temporária do desempenho (dias ou semanas), que pode ser funcional ou não. ... Já o overtraining é a diminuição do desempenho, que pode ocorrer por meses ou anos. Isso no caso de um atleta, pode significar uma interrupção na carreira.