floresta temperada
O país é formado por quatro grandes ilhas, Honshu, Shikoku, Kyushu e Hokkaido. Seu arquipélago é formado por mais de três mil ilhas localizadas entre o mar de Okhotsk a norte, o Oceano Pacífico a leste e a sul e o Mar da China Oriental e o mar do Japão a oeste. ... A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões.
Em razão de seu tipo de formação geológica, o relevo japonês é muito acidentado e composto por um grande número de montanhas e vulcões, além da grande quantidade de terremotos que atingem o país. ... Em geral, o Japão possui um forte verão, com bastante umidade, além de um inverno rigoroso na maior parte do país.
Além da formação de cadeias montanhosas, essa localização torna o Japão um país com altos níveis de instabilidade tectônica, com a presença de vulcanismo ativo, fazendo parte de uma zona conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, que concentra os maiores vulcões em atividade do planeta.
O Japão está localizado sobre três placas tectônicas: Eurasiana, das Filipinas e do Pacífico. Cada uma delas foi formada a partir de "colagens" de placas mais antigas e, por isso, sua formação é cheia de irregularidades, chamadas de falhas. O terremoto ocorre justamente quando essas falhas se "acomodam".
O japão é pobre em recursos naturais, porque, sofre muitos desastres da natureza, como: tsunamis,furacões etc...
Resposta. A solução encontrada pelo Japão foi o incentivo a imigração de dekasseguis (descendentes de japoneses que nasceram e residem em outros países), geralmente jovens.
As usinas atômicas geravam um terço da energia consumida no país e a intenção do governo era elevar o índice a 50%. O tsunami que atingiu a Central Nuclear de Fukushima forçou uma revisão dos planos. A contaminação radioativa de territórios ao norte de Tóquio tirou de suas casas mais de 160 mil pessoas.
Industrialização no Japão Durante o Período Edo, o Japão era agrícola e foi durante a Era Meiji que ele se industrializou. A sua industrialização aconteceu para barrar o domínio europeu na Ásia e aconteceu de forma rápida e acelerada. Ele foi o primeiro país asiático a se modernizar e a se industrializar.
O aclamado sistema educacional japonês do pós-guerra contribuiu fortemente para o processo de modernização. A maior taxa de alfabetização do mundo e os altos padrões de educação foram as principais razões do sucesso japonês em se transformar em uma economia tecnologicamente avançada.
O Japão conseguiu se reerguer após a Segunda Guerra Mundial com incentivos econômicos do Plano Marshall, tendo como seu principal aliado os Estados Unidos da América. O apoio Norte-americano ao Japão foi sobretudo uma forma de impedir que o socialismo fosse propagado por toda a Ásia.
A economia japonesa é auto-dependente dos mercados externos pois o território japonês é pobre em recursos naturais (petróleo, gás natural) e tem o relevo muito acidentado, fazendo com que não haja área disponível para o plantio de alimentos.
O país passou a ser referência na produção e exportação de automóveis, artigos eletrônicos e objetos de informática. Atualmente, a economia do Japão é baseada na metalurgia, siderurgia, produção naval, notáveis empresas multimarcas, sólido sistema bancário, entre outros fatores.
Atualmente, o Japão possui a 5ª maior economia do mundo (em volume de PIB - referência ano de 2020). Destaca-se na produção e exportação de veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática. Além destas áreas, a metalurgia, siderurgia e produção naval também são destaques na economia japonesa.
O Japão é praticamente um sinônimo de alta tecnologia. Atualmente a produção de instrumentos óticos, o ramo da robótica e de veículos de alto valor agregado possuem grandes investimentos no país e estão entre os líderes mundiais. Todos esses fatores fazem do Japão uma potência mundial.
Pela elevação da produtividade industrial, através do financiamento estadunidense, a exploração da força de trabalho (baixos salários, elevado número de horas de trabalho e a falta de preocupação com as condições de trabalho), intervenção estatal na economia onde teve uma coordenação da política industrial na economia.
Tóquio é um importante centro financeiro internacional, é sede de vários bancos do mundo, o maior investimento e companhias de seguros e é o centro para o transporte nacional, publicação e as indústrias de radiodifusão.
A sobrevalorização do iene causou uma forte pressão deflacionária sobre a economia japonesa, da segunda metade da década de 1980 até meados dos anos 1990, e as políticas monetárias implementadas (queda nos juros, em vez de estímulos fiscais), após o acordo, visavam compensar a perda de dinamismo da economia.
O milagre econômico japonês da segunda metade do século XX encerrou-se abruptamente no início da década de 1990. No final da década de 1980, as anormalidades no sistema econômico japonês alimentaram uma bolha especulativa de grande escala. ... Esta política causou a explosão da bolha e a quebra do mercado de ações japonês.
A crise econômica pela qual o Japão passou nos anos 90, que ficaram conhecidos como a década perdida, foi causada por uma bolha de crédito especulativo, na qual os bancos cediam grandes empréstimos sem muito controle sobre a qualidade dos devedores, assim havia crédito demais, sem bases reais para esse dinheiro, até a ...
A ocupação americana tinha como objetivo realizar essa transição do Japão para um país pacífico e aliado aos interesses americanos na Ásia. Além disso, a presença americana garantiria o afastamento da influência soviética. A grande tarefa do Japão era reconstruir a infraestrutura e economia do país.
Por que o Japão atacou os americanos? Os Estados Unidos representavam um obstáculo para a expansão japonesa no Oceano Pacífico. Por isso, os militares japoneses decidiram atacar Pearl Harbour, que era a principal base naval norte-americana no Pacífico.
Resposta. , um país completamente arrasado no fim da Segunda Guerra Mundial, é, em 1970, a terceira maior potência económica mundial. A esta recuperação económica do Japão no pós-guerra e afirmação notável em sectores industriais de ponta constituiu o chamado “milagre japonês”.
O ataque à base naval estadunidense de Pearl Harbor, realizado em 7 de dezembro de 1941, marcou o início do conflito entre Estados Unidos e Japão durante a Segunda Guerra Mundial.
Resposta. "Milagre Econômico Japonês" ou "Kodo Keizai Seicho", também conhecido como plano de reestruturação do Japão.
Principais produtos importados do Japão
A Restauração Meiji, que aconteceu em 1868, foi o processo de derrubada do xogunato e restabelecimento do poder para a família imperial japonesa. Esse processo resultou no desenvolvimento e modernização econômica do Japão a partir do final do século XIX, transformando a nação em uma potência regional.
Em março de 1854, foi assinado o Tratado da Paz e Amizade (ou Tratado de Kanagawa), que concedia a abertura de dois portos a navios estadunidenses em busca de suprimentos, a ajuda a náufragos e a permissão a um cônsul dos Estados Unidos de estabelecer uma morada em Shimoda, um porto marítimo na península de Izu, a ...
promoveu a entrada de capitais e técnicos estrangeiros; adquiriu no estrangeiro os equipamentos necessários à modernização; financiou a criação de novas indústrias, às quais concedeu exclusivos e outros privilégios; promoveu a construção de uma rede ferroviária.
As guerras foram o meio que os japoneses encontraram para conquistar territórios de outros países do Oriente. No final do século XIX e começo do XX, o Japão se envolveu em vários conflitos militares, cujo principal objetivo era a conquista territorial no Oriente.