O volume máximo a ser introduzido por esta via é de 1,5ml¹. Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltóide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço¹.
A via subcutânea é apropriada para a administração de soluções não irritantes, em um volume máximo de 1,5 ml, que necessitam ser absorvidas lentamente, assegurando uma ação contínua, como é o caso das vacinas contra o sarampo, a tríplice viral, a febre amarela e a rubéola.
Quanto as vias de administração, é possível administrar as vacinas por via oral, intradérmica, subcutânea e intramuscular. A via oral é utilizada para a administração de soluções que são melhor absorvidas no trato gastrointestinal. A dose é administrada pela boca e apresentados, geralmente, em gotas.
Como aplicar injeção intramuscular (em 9 passos)
Coloque o animal em decúbito lateral ou dorsal, esfregue a pele sobre a região pretendida para injeção com algodão umedecido com álcool 70% ou outro desinfetante de pele. Insira a agulha em um ponto intermediário entre o umbigo e o púbis, seguindo a linha Alba.
O local ideal de aplicação é na tábua do pescoço ou atrás da paleta, onde se pode puxar facilmente a pele solta. Direciona-se a agulha obliquamente de cima para baixo, paralelamente ao corpo do animal (Figura 4A), recomenda-se ainda dobrar e puxar a pele do local.
Esta vacina deve ser feita na secagem da vaca (2 meses antes do parto) ou no Pré-parto (vacas e novilhas) em dose única, neste primeiro exemplo, ou administrar duas doses com intervalo de aproximadamente três semanas entre elas, onde a segunda dose deve ser aplicada entre três a seis semanas da data prevista de parto.
- Para animais não vacinados: aplicar duas doses de vacina com um intervalo de quatro a seis semanas entre as vacinações. - Em filhos de mães não vacinadas: a primeira dose deve ser efetuada a partir da 3a semana de idade e a partir da 9a semana de idade em filhos de mães que foram vacinadas.
Administração: Administrada por via subcutânea ou intramuscular. Rehidratar a fração pulverizada (liófilo) com 2 mL da fração líquida acompanhante, no momento da aplicação.
Imunização ativa de animais saudáveis contra raiva em cães, gatos e ferrets. Posologia: 1 ml por dose. Administração: Injeção intramuscular ou subcutânea.