Como rezar o Terço
Domingo MISTÉRIOS GLORIOSOS 1) Ressurreição de Jesus 2) Ascensão de Jesus 3) Descida do Espírito Santo 4) Assunção de Maria 5) Coroação de Maria.
O Terço da Divina Misericórdia é uma tradicional devoção Católica, concebida a partir das iluminações de Santa Maria Faustina na década de 1930.
A Ressurreição de Jesus
PRIMEIRO MISTÉRIO DOLOROSO: A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. Fruto do Mistério: Contrição dos pecados.
Fruto do Mistério: Um ardente desejo do Céu, nossa querida pátria. Contemplamos a ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Céu. A volta ao Pai para preparar–nos um lugar e para cuidar de cada um de nós intercedendo junto a Deus pelo perdão de nossos pecados.
Estas três partes são chamadas de “Mistérios”, a saber: 1) Mistérios Gozosos, 2) Mistérios Dolorosos e 3) Mistérios Gloriosos.
O Rosário, cujo significado é “coroa de rosas”, já passou por diversas alterações até atingir sua forma contemporânea. Atualmente, é composto por terços com 50 contas pequenas, simbolizando Ave-Marias, intercaladas por cinco contas grandes, que representam os Pais-Nossos.
As meditações variam dia a dia. No primeiro dia da novena se medita os Mistérios Gozosos; no segundo dia os Dolorosos e no terceiro dia os Gloriosos; no quarto dia os Gozosos novamente e assim por diante, durante todos os 54 dias.
Demora 40 minutos, menos que o primeiro tempo de uma pelada. Com os extras – o papo depois da reza e o jantar no salão da igreja –, se prolonga até meia-noite, "no máximo". Elas não reclamam: melhor marido rezando que se acabando nas biritas.
Oração pelos falecidos: Para os pais falecidos Ó Deus, que nos ordena honrar pai e mãe, abre os braços abertos da sua misericórdia para com os meus (nossos) pais falecidos: perdoa os seus pecados, e faça que um dia possa (possamos) revê-los novamente com alegria, à luz da Sua glória. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos, Amém".
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei.
Aprendendo e compreendendo a oração do Sinal da Cruz
Nas Igrejas Ocidentais o sinal da cruz é feito tocando-se em sequência a testa, ao peito, o ombro esquerdo e o ombro direito, acompanhando o movimento com a fórmula verbal Em nome do Pai (toca-se a testa), e do Filho (toca-se o centro do peito ou o umbigo), e do Espirito (toca-se o ombro esquerdo) Santo (toca-se o ...
A doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") define Deus como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases: o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas". As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza".
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” De maneira semelhante, quando o sacerdote é quem proclama o Evangelho, ele reza estas palavras silenciosamente: “Limpai o meu coração e meus lábios, Deus onipotente, para que eu possa proclamar dignamente o santo Evangelho.”
Quando se deve rezar o credo? A oração do credo sintetiza de forma geral tudo aquilo que o católico crê. Um grande motivo para rezar a Oração do Credo todas as semanas é porque ela nos faz compreender e confiar no Deus Criador. Rezar todas as semanas fortalece a fé e traz calma e acalanto para sua alma e coração.
Faça a cruz pequena na testa primeiro, depois na boca e por último no peito. Há muitas interpretações para essa bênção. Uma interpretação comum é a que pede para que o fiel se aproxime do Evangelho com a mente aberta, confesse-o com a boca e guarde-o no coração.
(†) Pelo sinal da Santa Cruz: ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa, nós estamos pedindo a Deus que proteja a nossa mente dos maus pensamentos, das ideologias malsãs e das heresias, que tanto nos tentam nos dias de hoje e mantendo a nossa inteligência alerta contra todos os embustes e ciladas do demônio.
No inicio do dia, no início de uma oração, e também no começo das tarefas de importância, o cristão se coloca sob o “sinal da cruz”, e então começa a sua ação em “nome do Pai e do Filho e do Espírito”.
Porque os antigos ícones mostram Cristo ou os hierarcas da Igreja abençoando com a mão direita. ... O sinal da cruz começa com a mão direita da cabeça até o peito, aceitando que nosso Senhor Jesus Cristo desceu do alto (isto é, do Pai) à terra pela sua santa Encarnação.
O gesto conhecido como "sinal da vitória" na Alemanha e em muitos outros países, no Brasil indica "dois". Dependendo das circunstâncias, é usado como sinal de "paz".
Constantino, o Grande