O que pode comer na dieta Paleo:
Frutas permitidas na Dieta Cetogênica
A máxima da dieta paleolítica é comer alimentos naturais de fonte animal e vegetal. O cardápio paleolítico inclui carne de qualquer tipo, legumes, verduras, tubérculos (como inhame e batata-doce, de preferência), frutas e nozes – estas com moderação.
Alimentos permitidos na dieta cetogênica As frutas 100% permitidas são abacate e coco, pois são fonte de gordura. No campo das gorduras, manteiga, castanhas, azeite, castanhas e banha de porco também entram no cardápio. Além destes, carnes, peixes, frango, ovo, queijos, iogurte e açaí completam a lista dos liberados.
Na dieta low carb temos a proposta de diminuir o consumo de carboidratos para uma média de 50g a 150g diárias. Já a keto indica a diminuição na ingestão de carboidratos para uma quantidade ainda menor – de no máximo 50g por dia. Outra diferença entre as duas dietas se dá no consumo de proteínas e gorduras.
Assim, para fazer a dieta cetogênica, deve-se eliminar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz, e aumentar principalmente o consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como abacate, coco ou sementes, por exemplo, além de manter uma boa quantidade de proteínas na alimentação.
A seguir, confira um exemplo de cardápio da dieta cetogênica:
Alimento Que Pode Na Cetogênica #6 — Abóbora A abóbora é outro alimento que costuma ser injustamente excluído de dietas cetogênicas. Mas não precisa ser assim: pois as várias variações de abóboras (menina, cabotiá, moranga, pescoço, entre outras) têm menos de 10g de carboidratos digeríveis a cada 100g de abóbora.
Iogurte grego na Dieta Cetogênica Sabemos que a lactose é o açúcar do leite. É por isso que o leite tem muito mais açúcar do que o iogurte, por exemplo. E é por isso que o iogurte grego tem muito menos açúcar do que o iogurte integral – porque o iogurte grego é dessorado, descartando uma parte muito maior do whey.
2 – Vegetais de baixas calorias Adicionar ao cardápio rúcula, espinafre, berinjela, cogumelos, brócolis, couve-flor, abobrinha, pimentão, erva-doce, repolho, aipo e couve. Tais vegetais com baixo teor de carboidratos são ricos em fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e muito mais.
A abóbora, também conhecida como jerimum, é um legume muito utilizado em preparações culinárias que traz como principal vantagem ter pouco carboidrato e poucas calorias, ajudando a emagrecer e controlar o peso. Assim, tanto a abóbora cabotian quanto a abóbora moranga são ótimas aliadas da dieta e não engordam.
Selecionar carboidratos mais saudáveis para comer à noite também faz diferença no emagrecimento. Segundo Gisela Peres, deve-se dar preferência àqueles de baixo índice glicêmico, cuja digestão é mais demorada. São frutas, cereais integrais e legumes como abóbora e cenoura.
Como a abóbora é recomendada até para bebês e todas as suas partes podem ser consumidas, não há contraindicações. O único cuidado a ter é para não exagerar na dose. Não importa quão saudável seja um alimento, o excesso sempre pode fazer mal.
Rico em água, sais minerais, fibras e vitaminas, ele não só alivia os sintomas da gastrite como ajuda a manter a doença sob controle. O ideal é preparar o chuchu cozido, com pouco tempero. Outras opções de legumes são abóbora, abobrinha, cenoura, mandioca e batata.
O ideal para quem tem gastrite é fazer uma dieta balanceada ,ajustada de acordo com a necessidade do seu momento biológico. Dependendo da técnica dietética empregada no preparo desses alimentos e do tempo que eles foram preparados não tem nenhuma contra indicação. Macarrão e batata juntos não tem harmonia.
Os melhores alimentos para se comer em caso de dor no estômago são os legumes cozidos, como cenoura ou chuchu, sucos de fruta, fruta cozida ou assada, canja ou sopas mornas, porque são mais fáceis de digerir.
Quem tem gastrite não deve tomar leite O leite, por sua vez, também não é um bom aliado para quem sofre deste problema. "A proteína presente no leite aumenta a produção de ácido gástrico no estômago, piorando a sensação de queimação para quem possui gastrite", alerta a profissional.
Combata a gastrite com alimentos naturais e frescos Segundo Giovana, uma alimentação natural e rica em alimentos frescos é recomendada para todos, ainda mais para pessoas com gastrite. "Tente incluir em sua rotina, de 2 a 4 frutas por dia. Boas opções incluem: maçã, banana, pêssego, pera, uva, melão, morango e kiwi.
- Alimentos gordurosos, embutidos e frituras; - Camarão, marisco, miúdos, carne vermelha, carnes gordas, peles de aves, leite, frituras, gordura de coco, bacon, embutidos ( lingüiça, patê), defumados, manteiga, maionese; - Cigarro; - Bebidas alcóolicas.