Em 1945 os denominados três grandes (EUA, Inglaterra e URSS) se reuniram em duas ocasiões, na Conferência de Yalta e na de Potsdam. Ambas as reuniões lançaram as bases da Doutrina da Guerra Fria. Esta se baseou em um discurso que reforçava a desconfiança entre EUA e URSS.
O objetivo central dessa conferência era determinar a divisão dos territórios, sobretudo europeus, além de apresentar a ordem internacional no período do pós-guerra. O evento recebeu esse nome em referência ao local em que ocorreram, ou seja, na cidade de Yalta, na região da Crimeia.
A Conferência de Yalta, ou ainda Conferência da Crimeia, foi o encontro entre diversas nações em 1945. O objetivo era discutir os caminhos a serem seguidos após o fim da Segunda Guerra Mundial. Dentre os demais objetivos, a conferência determinaria a divisão de territórios europeus antes ocupados pelos alemães.
4 de fevereiro de 1945 – 11 de fevereiro de 1945
Enquanto seus exércitos se preparavam para a vitória, os chamados Três Grandes — o presidente americano Franklin Roosevelt, o premiê britânico Winston Churchill e o líder soviético Joseph Stálin — concordaram em se encontrar em Yalta, balneário soviético à beira do Mar Negro.
O intuito central da Conferência de Potsdam era definir o valor que a Alemanha pagaria pelos atos realizados durante a Segunda Guerra Mundial (Nazismo) e estabelecer a divisão do país. ... Os representantes de cada país eram: o estadunidense Harry S. Truman, o russo Josef Stalin e o britânico Clement Attlee.
Organização das Nações Unidas (ONU) eu espero que seja isso ....
A conferência de Potsdam foi uma reunião realizada em Potsdam, Alemanha (próximo a Berlim) entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945. Os participantes foram a União Soviética, o Reino Unido e os Estados Unidos, os mais poderosos dentre os aliados que derrotaram as potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial.
A Doutrina Truman defendia o mundo capitalista contra o comunismo. ... Tanto a Doutrina Truman quanto o Plano Marshall eram políticas que auxiliaram os países envolvidos na segunda guerra mundial com o interesse de adquirir aliados contra a URSS para conter o expansionismo socialista.
A doutrina Truman foi caracterizada por um momento pós-segunda Guerra Mundial, durante o período conhecido como Guerra Fria, que consistia em uma política externa realizada por Truman (presidente dos EUA na época), no sentido de acabar com qualquer tipo de socialismo que ainda existisse no mundo.
O aparecimento do COMECON surgiu no contexto europeu após o final da Segunda Guerra Mundial, do qual resultou a destruição de parte do continente Europeu e surgindo como a resposta soviética ao plano edificado pelos Estados Unidos, o Plano Marshall, que visava apoiar a reconstrução econômica da Europa Ocidental.
Para Marshall, o comunismo era uma ameaça à estabilidade econômica e política dos europeus. ... Em resposta ao Plano Marshall, a União Soviética criou o Conselho para Assistência Econômica Mútua (Comecon). Por meio dele, era garantido auxílio na reconstrução de países do Leste Europeu, assim como na sua unificação.
A fundação do Conselho de Assistência Econômica Mútua (COMECON) aconteceu em 1949, a fim de integrar economicamente União Soviética, Bulgária, República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Romênia, países do Leste Europeu e impedir o avanço do Plano Marshall sobre a região.
Ao Criar o COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua), a URSS pretendia restabelecer economicamente as Repúblicas Socialistas Soviéticas do Leste Europeu, que haviam sido devastadas pela Segunda Guerra, aproximá-las politicamente de Moscou e reforçar o sistema socialista.
"É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz." (Plano Marshall – 5. VI.
O maior beneficiário do dinheiro do Plano Marshall foi o Reino Unido (que recebeu cerca de 26% do total), seguido da França (18%) e da Alemanha Ocidental (11%). Cerca de dezoito países europeus receberam benefícios do Plano.
O Plano Colombo é baseado no conceito de parceria de autoajuda e ajuda mútua, com o objetivo de melhorar o avanço socioeconômico de seus países membros. Ao longo dos anos, o Plano Colombo evoluiu para refletir as necessidades dos países membros em um ambiente econômico global em rápida mudança.
Assim, o Plano Marshall era parte da chamada Doutrina Truman, nome dado à política externa dos Estados Unidos a partir de março de 1947, quando o presidente fez um discurso de combate à ameaça comunista. Por quatro anos, a partir de 8 de abril de 1948, dezesseis países, receberam ajuda proveniente do Plano Marshall.