Como é feito o tratamento para osteopenia
Segundo a radiologista, a osteopenia é o estágio precoce da patologia mas que ainda tem como ser tratada. Ela pode virar a osteoporose, que é o estágio avançado da doença, quando o osso fica fragilizado e não há reversão.
Uma das principais causas da osteopenia é o envelhecimento, que torna os ossos mais porosos e dificulta a absorção do cálcio. Além disso, fatores genéticos e hereditários, desnutrição, exposição insuficiente ao sol e sedentarismo podem contribuir para o seu aparecimento.
Resposta. O osso com osteoporose é mais fraco, mais desgastado, assim sendo mais fácil de romper, e causando mais dor, porque está tipo "cansado".
O principal fator de risco de desenvolvimento de osteoporose é genético sendo que 60-70% das mulheres que desenvolvem osteoporose são descendentes de mães com história clínica de fraturas vertebrais ou de colo de fêmur, os fatores genéticos são escassamente conhecidos e incluem variações alélicas do gene do receptor da ...
DIAGNÓSTICO. Geralmente, é diagnosticada somente após a ocorrência da primeira queda, pois os sintomas não são perceptíveis. O principal método para diagnosticar a osteoporose é a densitometria óssea. Esse exame mede a densidade mineral óssea da coluna lombar e no fêmur.
A osteoporose não tem cura mas é possível melhorar a massa óssea deixando os ossos mais fortes e com menos risco de fratura ao realizar o tratamento com remédios, alimentação e exercícios que deverão ser seguidos por toda vida.
Prevenção da Osteoporose: A Dose Ideal
Brócolis - Em geral, os vegetais verdes como couve, espinafre, couve-de-bruxelas e agrião, são ótimas fontes de cálcio e ferro. O brócolis, por exemplo, é rico em cálcio e vitamina K, que fortalecem os ossos e ajudam a prevenir a osteoporose.