A perspectiva cavaleira é um tipo de projeção cilíndrica obliqua, na qual o objeto tem uma face paralela ao quadro (plano de projeção).
Esse tipo de projeção é frequentemente usado para facilitar a execução, embora o resultado final não dê uma imagem tão real quanto seria obtida com uma projeção cônica.
PERSPECTIVAS AXONOMÉTRICAS: cavaleira, isométrica e dimétrica.
Perspectivas em desenho técnico
As projeções axonométricas partem de um observador situado no infinito (ponto impróprio)....Perspectiva axonométricas:
As perspectivas axonométricas são um sistema de representação rigorosa, a três eixos no mesmo plano: comprimento, altura e largura (tridimensionalidade) – ver exemplo da figura 1. È um tipo de projecção cilíndrica em que as figuras são representadas num sistema ortogonal de três eixos (figura 2).
1. Fugante. 1. Em Portugal o termo designa uma pistola.
Perspectiva na qual a vista frontal apresenta-se em V.G. (Verdadeira Grandeza) e a profundidade, denominada fugante, apresenta redução dependendo do ângulo formado entre a fugante e a horizontal.
O desenho em perspectiva constitui uma representação linear que se vale de regras visuais como convergência de linhas, encurtamento das linhas e diminuições de medidas. Esse tipo de desenho cria a idéia do tridimensional numa superfície bidimensional, que se identifica com a impressão visual recebida pelo observador.
O primeiro a fazer é estabelecer a linha do horizonte e o ponto de fuga. Logo fazemos um quadrado (marcado como 1) e traçamos as duas diagonais desse quadrado. unimos o centro do quadrado com o ponto de fuga e essa linha resultante será a linha central de colocação do nosso objecto, neste caso o quadrado.
Feito a linha do horizonte e o ponto de fuga, faça um quadrado em alguma parte da folha. Por exemplo, na parte inferior, logo abaixo da linha do horizonte. A partir dos cantos desse quadrado, trace as linhas de fuga, de maneira que convirjam para o ponto de fuga.
2 - Perspectiva obliqua (2PF): Quando um o objeto fica em posição oblíqua, ou seja, com uma de suas arestas voltada para o observador, suas linhas de fuga deslocam-se para dois pontos (PF1 e PF2).
A projeção feita no plano auxiliar é chamada de vista auxiliar. As vistas auxiliares são empregadas para mostrar as formas verdadeiras das superfícies inclinadas contidas nos objetos representados.
Na vista superior e na vista auxiliar aparece a linha de ruptura linha de ruptura linha de ruptura. Esta linha é utilizada, para indicar que a parte deformada não precisou ser representada nessas vistas.
projeção ortográfica que permite simplificar a representação e a interpretação de desenhos desse tipo de peças. É a projeção ortográfica com VISTAS AUXILIARES. projeção paralelo à face oblíqua chamado plano de projeção auxiliar.
Resposta. Resposta: projeção ortográfica que permite simplificar a representação e a interpretação de desenhos. plano de projeção auxiliar.