substantivo masculino Pequena parte de; trecho retirado de uma obra literária, de um texto; fragmento, passagem, trecho: li um texto e retirei alguns excertos para depois. Etimologia (origem da palavra excerto).
to·da·vi·a a. 1.
Significado de Verbete substantivo masculino Palavra ou entrada de dicionário; cada uma das palavras listadas num dicionário, enciclopédia ou glossário. ... Etimologia (origem da palavra verbete). Verbo + ete.
Ação ou efeito de retirar, de se retirar. Etimologia (origem da palavra retirada).
A retirada é uma operação retrógrada em que uma força militar que não está em contacto com o inimigo se afasta deste para evitar combatê-lo. Se a força militar que vai executar a retirada estiver em contacto com o inimigo, terá de executar, primeiro, uma rotura de combate.
Nota: tirar pode ser verbo de sentido pleno nas seguintes expressões: «Tirar uma cópia» = copiar; «Tirar uma fotografia» = fotografar; «Tirar proveito» = aproveitar; «Tirar uma soneca» = sonecar. Vejamos exemplos do uso exclusivo de retirar: «O chefe retirou-lhe a confiança» (= deixou de lhe manifestar apoio).
É um procedimento cirúrgico para remover o útero através da vagina. Durante uma histerectomia vaginal, o cirurgião separa o útero dos ovários, trompas de Falópio e da parte superior da vagina, assim como o separa dos vasos sanguíneos e do tecido conjuntivo que o suporta. O útero é então removido através da vagina.
A cirurgia para retirar a vesícula biliar, tecnicamente chamada de colecistectomia, está indicada no caso de vesícula inflamada, pedras na vesícula ou no caso de câncer.
A cirurgia para retirar a vesícula biliar, chamada de colecistectomia, é indicada quando são identificadas pedras na vesícula após realização de exames de imagem ou laboratoriais, como o de urina, ou quando há sinais indicativos de vesícula inflamada.
– Dor e pressão na região da vesícula, que é do lado direito, logo abaixo da última costela; – Ultrassonografia que mostra cálculos; – Fezes gordurosas que estão soltas e tendem a boiar no vaso sanitário, o que indica má absorção das gorduras.
O corpo adapta-se bem sem a vesícula, mas não se pode esquecer que esse pequeno órgão auxilia na digestão de gorduras. Depois de sua remoção, a bile, uma espécie de detergente no nosso organismo, continua sendo produzida, mas já não existe a vesícula para armazená-la.
Após a cirurgia de retirada da vesícula deve-se evitar: carnes vermelhas, bacon, tripas, fígado, moela, coração, salsicha, linguiça, presunto, carne enlatada, peixes enlatados em óleo, leite e derivados integrais, requeijão, manteiga, chocolate, côco, amendoim, sorvete, bolos, pizza, sanduíches de fast foods, frituras ...
Os Vestígios de dióxido de carbono: Durante a cirurgia da vesícula biliar, ar ou dióxido de carbono é bombeado para dentro da cavidade abdominal. Ele é removido mais tarde. Mas a esquerda sobre os traços de dióxido de carbono pode causar dor abdominal ou dor nas costas ou dor do lado direito após a cirurgia.
Cuidados após a retirada da vesícula