EQST

O Que Entra Na Base De Clculo Das Frias?

O que entra na base de cálculo das férias?

Para calcular as férias do empregado, é preciso levar em conta os descontos obrigatórios, que são o Imposto de Renda e a contribuição ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Os valores variam de acordo com o salário do trabalhador. Por isso, é necessário consultar as alíquotas das faixas salariais.

Como é feito o cálculo do reflexo de horas extras?

A integração das horas extras no descanso semanal remunerado, calcula-se da seguinte forma:

  1. Somam-se as horas extras do mês;
  2. Divide-se o total de horas pelo número de dias úteis do mês;
  3. Multiplica-se pelo número de domingos e feriados do mês;
  4. Multiplica-se pelo valor da hora extra com acréscimo.

O que entra no cálculo da hora extra?

As horas extras integram o salário e os valores incidem sobre todas as demais verbas trabalhistas como 13º, Férias, FGTS, contribuição INSS, entre outras. Elas ainda devem ser discriminadas na folha de pagamento para que o trabalhador possa fiscalizá-las.

O que diz a CLT sobre horas extras?

59 da CLT - A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. § 1º - A remuneração da hora extra será, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) superior à da hora normal.

O que considerar como hora extra?

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é previsto que a jornada de trabalho não pode ultrapassar 8 horas por dia ou 44 horas semanais. Qualquer minuto ou horas que ultrapassem esse limite é considerada hora extra.

Qual é o máximo de horas extras que um funcionário pode fazer por mês?

A CLT, obedecendo aos limites constitucionais, prevê que o empregado só poderá fazer, no máximo, 2 (duas) horas extras diárias, mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.

Pode fazer horas extras durante o aviso prévio?

O aviso prévio pode ser trabalhado ou indenizado.... Se ele é trabalhado, não pode realizar horas extras. ... Durante o aviso prévio pode o empregado reduzir a sua jornada em duas horas diárias ou sete dias corridos, sendo que vai ganhar os 30 dias e como se trabalhasse 8 horas....

Como provar as horas extras trabalhadas na Justiça do Trabalho?

Caso o trabalhador entre na Justiça pedindo horas extras, cabe à empresa provar que ela não é devida. Para isso, deve apresentar o cartão de ponto do funcionário e os demonstrativos de pagamento de salário. Esse segundo documento demonstra o correto pagamento das horas realizadas.

De quem é o ônus de provar as horas extras?

É do reclamante o ônus de provar o labor em horas extras, por constituir fato constitutivo de seu direito.

O que fazer quando a empresa não paga as horas extras?

O artigo 62 da CLT versa sobre os momentos em que uma empresa não tem a necessidade de pagar as horas extras trabalhadas pelos colaboradores, em casos como teletrabalho ou cargo de confiança. O pagamento incorreto de horas extras está entre as principais causas de processos trabalhistas.

Como deve ser feito o registro de ponto?

Esse registro deve ser feito por meio de ponto manual, mecânico ou eletrônico, de acordo com o Parágrafo 2º, do Art. 74 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Contudo, nada impede que empresas com menos colaboradores também controlem as jornadas de trabalho.

Qual a tolerância para registrar o ponto?

10 minutos

Como devo assinar a folha de ponto?

No fechamento do mês, a folha de ponto deve ser assinada pelo funcionário....As informações que a folha de ponto deve ter são:

  1. Hora de entrada: inicial e volta do almoço;
  2. Hora de saída: para o almoço e saída;
  3. Hora de início e término da hora-extra, se houver;
  4. Intervalo para almoço de, no mínimo, 1 hora.