Ferimentos leves ou superficiais:
Pomadas cicatrizantes mais conhecidas
5 Tratamentos para tirar Cicatriz Antiga
As manchas roxas são causadas pelo extravasamento de sangue na pele, devido a um rompimento de vasos sanguíneos, geralmente, provocado por fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue.
Como as plaquetas são as células responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue, é comum pacientes com plaquetas baixas apresentarem sangramentos, principalmente na gengiva, e equimoses (manchas roxas na pele). Petéquias, que são múltiplos pequenos pontos vermelhos na pele, também podem ocorrer.
Segundo o médico intensivista, Marco Antonio Aquino, o hematoma surge pelo extravasamento de sangue dos vasos, causado pelo impacto da batida. Uma maneira de diminuir o roxo é colocar gelo no local logo no inicio da lesão, porque causa uma vasoconstrição (diminuição do vaso) pela ação do frio.
Hematoma é o acúmulo de sangue extravasado em uma párea traumatizada, seja num acidente ou numa cirurgia. Quando sofremos uma pancada em alguma parte do corpo, os vasos sanguíneos superficiais se rompem e o sangue se espalha sob a pele, deixando um rastro arroxeado.
O hematoma é uma manifestação hemorrágica, ou seja, se dá pelo extravasamento do sangue após o rompimento de um vaso por conta de uma batida ou contusão. O sangue liberado se espalha pela região atingida e, acumulado sob a pele, faz surgir a mancha.
Um grande número de livros textos de Medicina Legal indica que através da evolução cromática da equimose seria possível estimar há quanto tempo ocorreu a lesão que a produziu. Segundo estes, a equimose de cor esverdeada é indicativa de que a lesão tenha uma evolução que varia entre 7 e 12 dias.
Hematoma é o acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos, que pode acontecer em qualquer lugar do corpo e surge, geralmente, em decorrência de algum trauma ou lesão. Quando o sangue extravasa, ele fica acumulado neste local e gera um hematoma.