Denegrir é um verbo que caracteriza, em um sentido figurado, a ação de difamar a reputação de alguém. Esta ação se refere ao fato de manchar a boa imagem de alguém ou de uma instituição, através de atitudes ou declarações.
1 difamar, desonrar, abocanhar, aviltar, caluniar, conspurcar, desabonar, desacreditar, deslustrar, enlodar, enxovalhar, infamar, injuriar, macular, manchar, rebaixar. Tornar escuro: 2 enegrecer, denegrecer, escurecer, enfuscar, obscurecer, pretejar, tisnar.
Que não é próprio e não vem a propósito: 1 impróprio, inoportuno, despropositado, inadequado, desapropriado, inconveniente, indevido, desacertado, desnecessário, incômodo, impertinente, desapropositado, disparatado, desarrazoado.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Sempre que nos quisermos referir ao ato de depreciar e desacreditar a reputação de alguém ou de tornar alguma coisa negra ou escura, podemos usar os verbos denegrir ou denigrir.
Figurativismo ou arte figurativa são os termos usados para descrever as manifestações artísticas que representam: a forma humana, os elementos da natureza e os objetos criados pelo homem. Ele pode ser realista ou estilizado, desde que haja o reconhecimento do que foi representado.
Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.
Para que todas as possibilidades sejam alcançadas, as figuras de linguagem abrangem diferentes modalidades: Figuras de semântica. Figuras de sintaxe. Figuras de som/fonética.
As figuras de linguagem são divididas em: figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.
Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.