Pêra: Simboliza a imortalidade e a boa saúde, também traz prosperidade pela cor amarela e relaciona-se com o trabalho. Melão: simboliza o sol, energia vital e prosperidade. Sempre quando oferecemos a maçã, devemos oferecer a pêra, pois a maçã simboliza a cigana e a pêra simboliza o cigano.
Os Ciganos são munidos de uma sabedoria plena e fazem seus encantos e magias cheios de mistérios sob regência das mudanças lunares. ... É também característica das entidades ciganas na Umbanda gostarem de festividades, danças, vinho tinto, pães, mel e tomates, além de muitas flores, fogueiras, velas e incensos.
Ela também adora usar grandes colares, bem vistosos, pulseiras em ambos os braços e brincos de roda bem grandes, assim como visto na cultura cigana. Os sapatos que usa geralmente são pretos. O mais interessante a se observar sobre estas características de Pomba Gira Cigana da Estrada é que adora o preto e o vermelho.
Sabendo a data de nascimento e o seu decanato, podemos encontrar sua entidade cigana protetora. O seu número deve variar entre 1 a 16, caso seja maior do que 16, some os algarismos, como aconteceu acima.
Ciganos na umbanda como guias espirituais São considerados guias com um valor significativo de respeito e sempre mostram um caráter mais fraterno e muito caridoso, ao ponto de repartir o alimento e de serem grandes motivadores do crescimento e da evolução dos seres humanos.
Os ciganos, em geral, têm seus rituais específicos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. Na Umbanda, atuam visando o progresso financeiro e resolver causas amorosas. Os ciganos, dentro da ritualística umbandista, falam a língua "portunhol"; alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos.
O Coração surge no Baralho Cigano como a carta de número 24. Seu significado é o mais puro amor, aquele que não deve nada e nem cobra, que sabe o verdadeiro momento de explorar as oportunidades, que não se sustenta no outro, mas que alimenta o crescimento juntos.