Define-se concentricidade como a condição segundo a qual os eixos de duas ou mais figuras geométricas, tais como cilindros, cones etc., são coincidentes.
Significado de Cilindricidade substantivo feminino Aspecto ou forma de cilindro, qualquer corpo alongado e roliço. Condição do sólido produzido por uma reta que se movimenta paralelamente a si mesma, apoiando-se numa curva.
FIGURA 8.
substantivo feminino Qualidade do que é reto: a retitude de uma linha. [Figurado] Conformidade à razão, ao dever: retitude de julgamento. O mesmo que retidão.
Significado de Planeza substantivo feminino Característica de uma superfície plana.
A sigla GD&T significa “Geometric Dimensioning and Tolerancing” e pode ser traduzido como Dimensionamento Geométrico e Toleranciamento.
O que é Planicidade: Referente a plano; referente a quão plano uma superfície pode ser ou estar.
Quando se deseja medir, ou comparar alturas, avaliar retilineidade, ou planicidade, são usados em combinação com o desempeno, com relógios apalpadores e comparadores, como ilustrado na Figura 2.
Instrumento de Medição de Planicidade
A verificação da planeza de uma placa é feita com auxílio de uma régua ( de pequeno erro máximo ), montada sobre dois blocos padrão do mesmo tamanho, como mostra figura 6.
O paralelismo entre a linha de referência e a superfície plana deve ser ajustado por meio de um relógio comparador. A peça deve ser fixada axialmente. O relógio comparador deve ser zerado na extremidade da superfície tolerada.
O símbolo de cilindricidade é . Se o cliente exige, por exemplo, uma cilindricidade de 0,06 mm, isso significa que a medida de qualquer diâmetro do cilindro deve estar compreendida entre dois cilindros imaginários, concêntricos, cujos diâmetros diferem de 0,06 mm.
O batimento representa a variação máxima admissível da posição de um elemento, considerado ao girar a peça de uma rotação em torno de um eixo de referência, sem que haja deslocamento axial. A tolerância de batimento é aplicada separadamente para cada posição medida.
Tolerância de forma: As tolerâncias de forma são os desvios que um elemento pode apresentar em relação à sua forma geométrica ideal e vem indicados no desenho para elementos isolados, como uma superfície ou uma linha.
Nesse caso, a peça apresenta erros de forma. Um erro de forma corresponde à diferença entre a superfície real da peça e a forma geométrica teórica. A forma de um elemento será correta quando cada um dos seus pontos for igual ou inferior ao valor da tolerância dada.
O elemento tolerado é o eixo do furo horizontal, paralelo ao plano da base da peça. Acompanhe a interpretação de mais um exemplo de desenho técnico com aplicação de tolerância geométrica. Aqui, o elemento tolerado é o furo. O símbolo indica que se trata de tolerância de localização.
POSIÇÃO – A tolerância de posição estuda a relação entre dois ou mais elementos. ... Essa tolerância estabelece o valor permissível de variação de um elemento da peça em relação à sua posição teórica, estabelecida no desenho do produto.
A folga de montagem cresce para o máximo quando as dimensões reais dos elementos de montagem estão mais afastados das suas dimensões de máximo material (isto é, menor eixo e maior furo) e quando os erros geométricos (isto é, erros de posição) são zero.
Tolerância de posição Quando tomamos como referência a posição, três tipos de tolerância devem ser considerados: de localização; de concentricidade e de simetria.
Dimensão máxima: A maior dimensão admissível de um elemento. Dimensão mínima: A menor dimensão admissível de um elemento. ... Tolerância: Diferença entre a dimensão máxima e a dimensão mínima, ou seja, diferença entre o afastamento superior e o afastamento inferior.
Tolerância dimensional é o valor da variação permitida na dimensão de uma peça. Em termos práticos é a diferença tolerada entre as dimensões máxima e mínima de uma dimensão nominal. A tolerância é aplicada na execução de peças em série e possibilita a intercambiabilidade delas.
Antes do numeral vem uma ou duas letras, que representam o campo de tolerância no sistema ISO. Veja um exemplo. A dimensão nominal da cota é 20 mm. A tolerância é indicada por H7.
Nota: A tolerância do elemento de fechamento é igual à soma de tolerâncias de todos os elementos da cadeia de cotas fechadas....Help.
INTERFERÊNCIA MÁXIMA: É a diferença entre as dimensões mínima do furo e máxima do eixo, quando o eixo é maior que o furo. (Símbolo Imáx). INTERFERÊNCIA MÍNIMA: É a diferença entre as dimensões máxima do furo e mínima do eixo, quando o eixo é maior que o furo.
A tolerância vem representada por H7, a letra maiúscula H representa a tolerância de furo padrão, o número 7 indica a qualidade de trabalho, que no caso corresponde a uma mecânica de precisão. A tabela que corresponde a este ajuste tem o título de: Ajustes recomendados dos sistema furo-base H7.
Tolerância dimensional é o valor da variação permitida na dimensão de uma peça. ... A tolerância é aplicada na execução de peças em série e possibilita a intercambiabilidade delas. Indicações. Afastamentos, indicados junto das cotas nominais.
Sistema de ajustes no qual as folgas ou interferências exigidas são obtidas pela associação de eixos de várias classes de tolerâncias com furos de uma única classe de tolerância. Neste sistema a dimensão mínima do furo é idêntica à dimensão nominal, isto é, o afastamento inferior é zero.