A célula animal é aquela presente nos tecidos animais e se difere da célula vegetal pela presença de organelas conhecidas como lisossomos e a ausência de estruturas como parede celular, plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma.
As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.
A célula vegetal é eucariótica e apresenta peculiaridades, como a presença de parede celular, plastídios e vacúolo de suco celular. ... Além dessa característica, essas células possuem membrana plasmática e citoplasma, estruturas comuns a qualquer célula.
células eucariontes
Os centríolos são pequenas estruturas cilíndricas que estão presentes nas células eucarióticas. Trata-se de um tipo de organela citoplasmática que exerce uma função muito importante nas células animais e em em células de vegetais inferiores (musgos e samambaias).
Os centríolos têm como principal função a separação do material genético na divisão celular e a capacidade de formar cílios e flagelos. ... - Podem se duplicar ao logo do ciclo que incorpora a divisão celular; - Se deslocam em direção aos polos da células para formar os cílios e flagelos.
Os centríolos são organelas citoplasmáticas presentes em células eucarióticas, com exceção das células dos fungos e plantas com sementes (gimnospermas e angiospermas). ... Auxiliam na separação do material genético na divisão celular e podem formar cílios e flagelos.