Por seu campo de atuação, o fonoaudiólogo é capaz de diagnosticar e tratar problemas como surdez, gagueira, dicção incorreta, e outras alterações que dificultam a correta comunicação. ... No dia 9 de dezembro, homenageamos os profissionais dessa área, que são fundamentais no cuidado da comunicação humana!
Já foi demonstrada anteriormente a importância da prática correta de medidas de biossegurança por parte dos fonoaudiólogos. Sendo profissionais da área de saúde, os fonoaudiólogos também são responsáveis pela prevenção e controle de doenças e, consequentemente, pela promoção da saúde.
O fonoaudiólogo é responsável pela avaliação, diagnóstico e habilitação e reabilitação em pacientes com alterações neurofuncionais, além de prestar assessoria e consultoria Fonoaudiológica.
Em outras palavras, a linguagem significa trocar informações (receber e transmitir) de forma efetiva, enquanto que a fala refere-se basicamente à maneira de articular os sons na palavra (incluindo a produção vocal e a fluência).
A partir de agora, além das sete já existentes (Audiologia, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Linguagem, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva e Voz), passam a ser novas especialidades as seguintes áreas: Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho, Gerontologia e Neuropsicologia.
Áreas