Voçoroca, boçoroca, ou buracão é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.
Em condições tropicais predominam os solos cauliníticos, lateríticos e ricos em óxidos de ferro, alumínio e titânio caracterizados em sua grande maioria, por serem muito intemperizados e geralmente de fertilidade baixa a muito baixa.
Assim, solos de regiões tropicais têm composição mineralógica bastante diferente da dos solos de regiões temperadas, pois se desenvolvem sob condições quentes e úmidas, favorecendo a presença de minerais em estádios mais avançados de intemperismo.
Nas regiões tropicais úmidas, o intemperismo químico é mais intenso, resultando em grande perda de bases e sílica e em acumulação relativa de óxidos de Fe e Al, processo denominado Laterização. Solos desenvolvidos sobre este material têm a fração coloidal composta basicamente por gibbsita, goethita e hematita.
ROCHAS: São os principais materiais de origem dos solos. Dependendo do tipo de rocha, os solos podem ter mais ou menos areia e argila, e serem férteis ou pobres. CLIMA: Climas quentes e úmidos favorecem a formação de solos profundos; em climas áridos, os solos tendem a ser mais rasos e pedregosos.
O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo. ... Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem).
A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas.
O solo é um complexo composto de minerais e matéria orgânica oriundo de um lento processo decorrente da degradação de rochas e da decomposição de diversos animais e plantas. Existem diversos tipos de solo, resultantes da ação de elementos como a água, o clima e o relevo.
A estrutura do solo influencia a aeração, a infiltração e disponibilidade de água, a atividade biológica e vários atributos químicos, interferindo na produtividade das culturas.
A importância do solo para a vida dos seres vivos está relacionada com os benefícios que esse recurso pode proporcionar. Entre eles é possível citar: o fornecimento de nutrientes para a terra, proporcionando o plantio de alimentos ricos em vitaminas e minerais necessários aos seres humanos.
Explicação: Resposta: Os organismos vivos atuam de forma contínua sobre o solo, tanto na sua formação quanto na sua transformação, conservando-o, degradando-o ou alterando sua composição físico-química.