O tremor essencial na cabeça define-se por movimentos curtos e rápidos da cabeça em movimentos de “sim-sim” e “não-não”. Como se alguém acenasse com a cabeça para um pequeno gesto de sim ou de não, só que com movimentos curtos e rápidos e repetitivos, como características de tremor.
As causas do espasmo hemifacial ainda não estão totalmente esclarecidas, mas é consenso que os espasmos surgem de qualquer condição que irrite o nervo facial.
Os principais sintomas de um espasmo muscular incluem tipicamente dor aguda nas costas ou no pescoço, dependendo do local da lesão ou da condição subjacente, acompanhada por uma sensação de aperto muscular intenso, que pode ocorrer em “ciclos” que duram de alguns segundos a vários minutos.
Estresse e fadiga. Estresse e exaustão são os dois principais culpados por espasmos musculares, seja porque você não está dormindo o suficiente ou se seus músculos estão realmente cansados de esforço excessivo. Uso excessivo de um músculo.
As fibras musculares trabalham o dia todo auxiliando na movimentação do nosso corpo. Estudos sugerem que, quando esses músculos começam a tremer durante o exercício, pode ser por diversos fatores —desde fadiga até desidratação.
Segundo o NINDS, "tremor" é um distúrbio de movimento caracterizado por contração muscular involuntária, rítmica e repetida. O tremor no corpo produz uma sensação de "balançar ou chacoalhar". Na maioria das vezes o tremor no corpo afeta mais as mãos, mas pode ocorrer na cabeça, cordas vocais, tronco e pernas.
Entretanto, existem outras diversas causas de tremedeiras, tanto desencadeadas por momentos de ansiedade, consumo de substâncias estimulantes, ou provocadas por doenças neurológicas e musculares, sendo que as principais são a doença de Parkinson, o tremor essencial e o tremor fisiológico exacerbado.
A causa mais comum de tremor no corpo é o frio, situação que faz com que os músculos se contraiam rapidamente para aquecer o corpo, causando a sensação de tremedeira.