O rubi é uma pedra preciosa com tonalidade vermelha. Essa pedra se origina a partir de uma variedade do mineral corindon, cuja cor é causada, principalmente, pela presença de crômio. ... O rubi é uma pedra preciosa clássica, que varia entre os tons de vermelho e os tons de cor de rosa.
Diferentes tipos de Rubi
É raro no Brasil, existindo na Bahia e em Santa Catarina. O rubi é uma das quatro gemas mais valiosas, destacando-se principalmente as pedras vermelho-escuras, levemente púrpuras.
Rubis são comumente encontrados em mármores dolomíticos e são formados do metamorfismo de contato do granito com o calcário. Ele é o mineral mais duro depois do diamante, com 9 mohs de dureza. No entanto, essa dureza é distinta conforme as direções, fato que deve ser levado em conta na lapidação dessa gema.
Utiliza-se o nome comercial 'rubi indiano' para coríndons prismáticos hexagonais de cor avermelhada encontrados na Índia. safira (por definição) e rubi (por convenção).
Um rubi se tornou a pedra preciosa colorida mais cara do mundo, ao ser vendida por um valor recorde em um leilão na Suíça. Um comprador, que se manteve anônimo, levou o rubi de mais de 25 quilates para casa por US$ 30 milhões (mais de por R$ 90 milhões).
O Rubi é uma das quatro gemas mais valiosas, destacando-se principalmente as pedras vermelho-escuras, levemente púrpuras. ... Ele é geralmente lapidado em “cabuchão”, estilo sempre adotado quando mostra asterismo (faixas luminosas que parecem flutuar sobre a gema). Pode receber também lapidação facetada oval.
Um rubi verdadeiro geralmente possui um vermelho que varia de claro a médio. Já a granada é mais escura e possui uma coloração bordô ou mogno.
O diamante rosa é apenas um pouco mais caro que o rubi. No entanto, quando se trata do mundo dos diamantes, o rosa é ainda mais raro. Outro fato curioso com relação a essa pedra preciosa é fato de que, assim como os diamantes mais comuns, o diamante rosa também pode ser internamente perfeito ou não.